Moradores, comerciantes e entidades se unem para implementar PVS e Smart Sampa

Em fevereiro, representantes do Condomínio Vila Maia, Diego, Elias e Camila, estiveram na sede da 1ª Companhia do 39º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e do 32º Distrito Policial, onde foram recebidos pelo Capitão Hiasa e pelo Subtenente Sales. Posteriormente, visitaram as instalações do 32º DP, onde foram recebidos pela Delegada Dra. Vanesa, além de representantes do Conseg Itaquera (Conselho de Segurança), incluindo o Presidente Dr. Quinteiro que também é VP da CDL Itaquera, a Secretária Valdira e o Diretor de Relações Institucionais do Conseg e Diretor Comercial da CDL Itaquera, Ricardo Rodrigues.
O motivo da visita foi apresentar a intenção de aderir ao Programa de Vizinhança Solidária (PVS) na rua onde estão localizados os condomínios. No entanto, a intenção vai além dos condomínios, buscando envolver o maior número possível de residências e comércios locais.
A primeira etapa desse processo envolve a criação de uma unidade em torno do tema, exigindo a participação não apenas dos representantes dos condomínios, mas também de todos os moradores interessados. Isso inclui acompanhar as reuniões do Conseg local.
No segundo momento, está prevista a instalação de um grupo exclusivo no WhatsApp dedicado ao PVS, com a orientação do Conseg e da PMESP. Uma pessoa será designada como tutora para servir de interlocutora com as autoridades de segurança pública local. Com isso, espera-se um aumento significativo no número de rondas na rua, uma vez que estará sob a tutela do PVS.
A terceira etapa contempla a comunicação visual, com a instalação de placas nas unidades e faixas na rua. Os custos dessa fase serão assumidos pelos condomínios e moradores.
Por fim, a quarta etapa prevê a instalação de câmeras com tecnologia de leitura de placas e reconhecimento facial, fornecidas pela prefeitura o atual Smart Sampa. Os condomínios e moradores custearão a instalação, concessão de energia, internet e manutenção dessas câmeras. Tanto os serviços de segurança quanto os moradores terão acesso às imagens, com a possibilidade de inclusão de um aplicativo com botão de pânico para algumas lideranças.
Este projeto de Vizinhança Solidária em conjunto com o Smart Sampa foi idealizado pelo Conseg Itaquera e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera, demonstrando o engajamento e a colaboração entre os moradores, comerciantes e entidades locais para promover a segurança na região.

Sair da versão mobile