Publieditorial Subprefeitura Itaquera
Em mais uma edição do “Prefeitura Presente”, a Subprefeitura Itaquera presta conta ao público de mais obras que foram ou estão em execução nos distritos do Parque do Carmo, Cidade Líder, Conjunto José Bonifácio e Itaquera.
Entre as obras, uma das mais aguardadas é a do CEU Cidade Líder, uma demanda antiga dos moradores do bairro Jardim Santa Maria que saiu do papel graças à vereadora dra. Sandra Tadeu, que comemorou o início das obras nas redes sociais como mais uma grande vitória para a região.
Na ocassião ela escreveu: “o nosso mandato conquistou a construção de mais
um CEU – Centro de Educacional Unificado. Esse foi um desafio longo, mas nunca deixamos
de lutar por uma educação e cultura acessíveis a todos. Indicamos o local e direcionamos os recursos na Lei Orçamentária para a construção desse importante espaço na Cidade Líder, em Itaquera”.
Construído na Rua Oanani, 420, numa área de de mais de 20.381 m², e com investimento de cerca de 82 milhões de reais, o CEU vai atender mais de 7 mil pessoas por dia. O espaço terá três blocos – educacional, esportivo e cultural – que vão abrigar salas de aula, biblioteca, espaço de coworking, cineteatro, parquinho para crianças, quadra poliesportivo e piscina semiolimpica.
A construção faz parte de uma PPP – Parceria Público-Privada entre a Prefeitura e a Concessionária
Integra. A conclusão da obra, prevista para agosto do próximo ano, está sendo aguardada com ansiedade pelos moradores.
DRENAGEM
Outra obra significativa é a realização de drenagem e pavimentação nas ruas Pascoal Alves, Joana D’arc, Monte Belo e rua Campos, beneficiando mais de 700 famílias da Comunidade do Labirinto, na Cidade AE Carvalho. O subprefeito de Itaquera, Rafael Limonta, esteve recentemente no local e foi aplaudido pelos moradores.
“O local foi um dos primeiros que visitei quando assumi a subprefeitura. A comunidade tinha problema de enchente, ruas sem aslfalto. A situação era bem complicada e a gente se comprometeu a mudar aquela situação e conseguimos apoio da vereadora dra. Sandra Tadeu, para realizar obras de drenagem e pavimentação que serão concluídas em julho”.
Segundo moradores, há mais de 28 anos a comunidade não recebia nem um tipo de melhoria.
CANALIZAÇÃO
Já na Comunidade do Caborém seguem as obras para a canalização e contenção das margens do Rio Aricanduva em um trecho de mais de mil metros entre as avenidas Caboré, Domingos de Mendonça, Ragueb Chohfi e Jacu-Pêssego.
Os serviços irão aumentar a capacidade de vazão do rio, que está comprometida devido o processo de erosão de suas margens. A intervenção garante o bom funcionamento
do sistema de drenagem da região, principalmente em períodos de fortes chuvas. Além das obras contra enchentes, a comunidade está passando por um processo importante e histórico de requalificação urbana.
“Essas obras e projetos demonstram o comprometimento da Prefeitura de São Paulo e da Subprefeitura Itaquera em atender às demandas da população, melhorando a infraestrutura, promovendo o desenvolvimento sustentável e proporcionando melhorias significativas para os moradores da região. A parceria entre os órgãos públicos e a
comunidade é essencial para a realização de obras que impactam positivamente a vida dos cidadãos”, finaliza Rafael.