Terminal Urbano x Rodoviária

Ampliação do terminal promete melhorias na mobilidade, mas gera debate sobre utilização

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A Prefeitura de São Paulo anunciou um investimento de 252,3 milhões de reais para a ampliação do Terminal Itaquera, visando beneficiar cerca de 430 mil pessoas que utilizam o terminal diariamente.

O projeto promete oferecer mais comodidade, conforto e segurança aos usuários do transporte público, além de melhorar as condições de mobilidade para a população local. A fase 1 da obra já está em andamento e prevê a expansão do terminal existente para permitir uma circulação mais rápida e eficiente dos ônibus.

Além disso, um novo terminal de 36 mil metros quadrados será construído em uma área adjacente, aumentando a capacidade para novas linhas de ônibus e atendendo à crescente demanda da região.

Este novo terminal também promoverá a mobilidade multimodal, facilitando a integração com as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 – Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral).

No entanto, o projeto original previa a construção de um terminal rodoviário, não um terminal de ônibus urbano. Este terminal rodoviário deveria ter sido finalizado antes da Copa do Mundo de 2014, mas a obra ficou inacabada por anos, transformando-se em um grande piscinão que enchia com as chuvas e criava um ambiente propício para a proliferação de doenças e vetores, como o mosquito da Dengue. Diversas reportagens do Jornal Desenvolve Itaquera destacaram esses problemas ao longo dos anos.

DEBATE SOBRE A CONSTRUÇÃO 

Após o anúncio da construção do terminal de ônibus urbano, reacendeu-se a discussão entre lideranças locais sobre qual seria a melhor solução para o desenvolvimento da região. Quase por unanimidade, a construção de uma rodoviária é vista como o projeto que deveria ser realizado.

Entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itaquera e o Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável (NDI), buscam interlocução com a Prefeitura e o Governo do Estado para demonstrar a importância de uma rodoviária não só para Itaquera, mas para toda a Zona Leste.

A argumentação é que uma rodoviária em Itaquera, sendo a primeira da Zona Leste, posicionaria a região como um ponto estratégico devido à sua localização central, com acesso ao Rodoanel e a vias que levam ao litoral, interior, porto e aeroporto.

PROJETO DA RODOVIÁRIA

O projeto original da rodoviária em Itaquera previa a sua construção ao lado do Metrô Itaquera e estava programado para ser concluído antes da Copa do Mundo de 2014. No entanto, 10 anos depois, o abandono se transformou em um grande piscinão, causando problemas de saúde urbana.


Segundo o presidente da CDL Itaquera, Roger Fildimaque, a rodoviária traria mais benefícios do que problemas, pois poderia fomentar até o mercado turístico da região, especialmente em eventos no estádio da Neo Química Arena.

O comércio local também se fortaleceria, com um aumento no fluxo de pessoas, similar ao que ocorre na região do Brás com suas confecções. Além disso, proporcionaria acesso rápido de entrada e saída da cidade de São Paulo para todos os moradores da Zona Leste, que atualmente contam com três terminais rodoviários em outras zonas da cidade:

– Zona Sul: Terminal Intermunicipal Jabaquara.
– Zona Norte: Terminal Rodoviário Tietê (Terminal Rodoviário Governador Carvalho Pinto).
– Zona Oeste: Terminal Rodoviário Palmeiras-Barra Funda.

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