Itaquera Comemora 338 Anos com Programação Especial de Empregabilidade, Saúde e Cultura

Para comemorar a data, a Subprefeitura Itaquera anuncia ações de empregabilidade, saúde, shows e outros eventos para a comunidade

São Paulo, novembro de 2024 – O bairro Itaquera completa 338 anos neste mês de novembro, e a Subprefeitura Itaquera preparou uma programação especial para celebrar essa data. As festividades começam com uma ação especial de emprego e empreendedorismo para a comunidade, com eventos na Praça Antônio Otávio Feliciano e na Praça da Estação, das 9h às 16h. Estes eventos contarão com as unidades móveis do Cate e da Ade Sampa, oferecendo mais de 600 vagas de emprego e suporte para quem quer começar ou regularizar o próprio negócio.

Além disso, as equipes estarão à disposição para orientar quem deseja aprimorar o currículo, consultar seguro-desemprego e realizar entrevistas de emprego com empresas locais. Para participar, basta levar RG, CPF e carteira de trabalho (digital ou física).

Equipes de Saúde também estarão presentes, oferecendo orientação nutricional e cuidados em saúde para a população masculina, além de atividades culturais e práticas integrativas em saúde. Haverá, ainda, vacinação para cães e gatos.

No sábado, dia 9 de novembro, a festa começa cedo, a partir das 12h, com diversas atrações no estacionamento do Shopping Metrô Itaquera. Este ano, o shopping, em parceria com a Subprefeitura, preparou uma programação especial que promete encantar os moradores da região. Aproveitando o clima natalino antecipado, haverá um festival gastronômico com diversos pratos natalinos, espaço kids, muita música e um show especial com o Mundo Bita.

O encerramento das comemorações dos 338 anos de Itaquera será com um show que acontecerá na Praça da Estação.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o subprefeito Rafael Limonta parabenizou os itaquerenses pelos 338 anos do bairro e ressaltou que “as conquistas dos últimos anos foram resultado do engajamento e da união de todos: poder público e munícipes”. O subprefeito mencionou também que a região ganhará novas unidades de saúde, incluindo a UPA Itaquera e o Paulistão da Saúde, além do Centro Esportivo José Bonifácio que será integrado à Rede Olímpica, o CEU Cidade Líder, a ligação viária entre a Rua Agrimensor Sugaya e Cristóvão Salamanca, e o Piscinão do Rio Verde, que será construído entre as ruas Castelo do Piauí e Tomazzo Ferrara.

Sobre o Bairro Itaquera

O nome Itaquera é de origem tupi e significa “pedra dura”. A data de fundação do bairro ainda é incerta, mas a primeira referência conhecida é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria. Outra referência importante é de 1820, quando Itaquera era um ponto de descanso conhecido como “Casa Pintada”. A inauguração da estação de trem local, em 6 de novembro de 1875, marcou o desenvolvimento da área, e essa data foi escolhida pela comunidade para comemorar o aniversário do bairro.

O crescimento do distrito se deu por meio de loteamentos e vilas. Em 1837, havia apenas duas fazendas, que, após 14 anos, foram divididas em lotes. Surgiram casas e uma capela em louvor a Santa Ana, originando a Vila Santana.

O primeiro loteamento na região foi no Sítio Caaguassu, dividido em lotes de 10 mil metros quadrados para veraneio e chácaras. A Companhia Pastoril e Agrícola, posteriormente, vendeu parte da Fazenda Caaguassu para Oscar Americano (área hoje conhecida como Jardim e Parque do Carmo), que realizou um dos primeiros loteamentos populares da Zona Leste de São Paulo, criando a Vila Carmosina e a Colônia Japonesa.

Hidrograficamente, Itaquera é bem servida por uma rede de rios, todos afluentes do Tietê. Entre os rios mais importantes estão o Jacu, Itaquera e Aricanduva. No final do século XIX, o progresso foi incentivado pela chegada da primeira “Maria-Fumaça” da Estrada de Ferro do Norte, trazendo desenvolvimento ao bairro.

Fonte: Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo

Por: Wanderleia Farias – Assessora de Comunicação

Sair da versão mobile