Escolas da Zona Leste oferecem Ensino Médio flexível para maiores de 18 anos

Modelo permite iniciar os estudos em qualquer época do ano, com atendimento individualizado e presença mínima mensal

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está com vagas abertas para o Ensino Médio com presença flexível em escolas da capital, incluindo unidades localizadas na Zona Leste de São Paulo. O novo formato é destinado a jovens e adultos com 18 anos ou mais, que desejam concluir os estudos com maior autonomia de horários e metodologia adaptada à rotina de quem trabalha ou possui outras responsabilidades.

Entre as escolas participantes do novo modelo pedagógico na Zona Leste estão:

As aulas terão início a partir de 25 de agosto de 2025, com um sistema semelhante ao adotado nos CEEJAs (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos). O estudante pode iniciar os estudos em qualquer época do ano e deve comparecer à escola pelo menos uma vez ao mês por disciplina para tirar dúvidas, participar de atividades e realizar provas.

Ensino individualizado e aproveitamento de estudos

No novo modelo, os estudantes avançam conforme seu próprio ritmo. É possível concluir os componentes curriculares de forma independente, com avaliações contínuas e recursos como projetos, oficinas, trabalhos e provas. Cada aluno deverá realizar ao menos quatro provas processuais e uma prova final por disciplina, com intervalo mínimo de três dias letivos entre elas.

O sistema também permite o aproveitamento de estudos anteriores, desde que devidamente comprovados por histórico escolar. Caso o estudante não tenha documentação, a escola pode aplicar uma avaliação para determinar seu nível de conhecimento e o melhor ponto de entrada.

Itinerários formativos

As escolas participantes ofertam dois itinerários de aprofundamento, com conteúdos voltados para áreas de interesse dos estudantes:

Essa abordagem busca atender diferentes perfis e ampliar o acesso à formação integral com foco em competências exigidas pelo mundo do trabalho e pela cidadania.

Como se matricular

Para realizar a matrícula, o interessado deve comparecer a qualquer escola estadual, ou ao Poupatempo, portando RG, comprovante de residência e, se possível, o histórico escolar. Também é possível se inscrever pela Secretaria Escolar Digital (SED) no endereço:

www.sed.educacao.sp.gov.br

Sair da versão mobile