Prefeitura transforma 10 t de óleo usado em sabão e preserva 501 milhões de litros de água
A Prefeitura de São Paulo reciclou mais de 10 toneladas de óleo de cozinha usado, evitando que o resíduo fosse descartado de forma irregular e contaminasse o meio ambiente. O material recolhido foi transformado em 2 toneladas de sabão, distribuído à população.
A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesana), em parceria com a empresa Viva Terra, especializada na transformação de óleo usado em produtos de limpeza sustentáveis. Para cada litro doado, o munícipe recebe uma barra de sabão produzida com o próprio óleo reciclado.
Todos os meses, cerca de 1 tonelada de óleo é arrecadada, gerando sabão em pedra para uso doméstico e reforçando a importância da economia circular. Os pontos de coleta estão espalhados por mercados e sacolões municipais, Armazéns Solidários e nas 65 unidades da Rede Cozinha Escola.
Impacto ambiental positivo
O descarte inadequado de óleo vegetal pode contaminar o solo e a água. Um único litro descartado incorretamente polui até 25 mil litros de água. Neste ano, o volume reciclado correspondeu à preservação de 501 milhões de litros, o equivalente a 200 piscinas olímpicas.
A ação também evitou a emissão de 54,9 toneladas de CO₂, o que representa o impacto de 154 veículos populares fora de circulação por um mês.
Para saber onde levar seu óleo usado, acesse os pontos oficiais de descarte disponibilizados pela Prefeitura.
