Reciclagem evita contaminação

Prefeitura transforma 10 t de óleo usado em sabão e preserva 501 milhões de litros de água

A Prefeitura de São Paulo reciclou mais de 10 toneladas de óleo de cozinha usado, evitando que o resíduo fosse descartado de forma irregular e contaminasse o meio ambiente. O material recolhido foi transformado em 2 toneladas de sabão, distribuído à população.

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesana), em parceria com a empresa Viva Terra, especializada na transformação de óleo usado em produtos de limpeza sustentáveis. Para cada litro doado, o munícipe recebe uma barra de sabão produzida com o próprio óleo reciclado.

Todos os meses, cerca de 1 tonelada de óleo é arrecadada, gerando sabão em pedra para uso doméstico e reforçando a importância da economia circular. Os pontos de coleta estão espalhados por mercados e sacolões municipais, Armazéns Solidários e nas 65 unidades da Rede Cozinha Escola.

Impacto ambiental positivo

O descarte inadequado de óleo vegetal pode contaminar o solo e a água. Um único litro descartado incorretamente polui até 25 mil litros de água. Neste ano, o volume reciclado correspondeu à preservação de 501 milhões de litros, o equivalente a 200 piscinas olímpicas.

A ação também evitou a emissão de 54,9 toneladas de CO₂, o que representa o impacto de 154 veículos populares fora de circulação por um mês.

Para saber onde levar seu óleo usado, acesse os pontos oficiais de descarte disponibilizados pela Prefeitura.

Sair da versão mobile