Parque do Carmo Recebe Plantio de Árvores em Homenagem às Vítimas da Covid-19

Projeto Memorial marca mais uma etapa com mudas frutíferas e ato público de reparação na Câmara Municipal

O Parque do Carmo foi palco de mais uma etapa do projeto Memorial às Vítimas da Covid-19. Na segunda-feira, 22 de junho de 2026, às 15h, foram plantadas sete árvores frutíferas em memória aos mais de 700 mil brasileiros que perderam a vida durante a pandemia.

As mudas foram plantadas por representantes de diversas entidades, entre elas o Coletivo “O Direito Achado na Rua”, o Instituto Pró-Vítima, o Instituto Nua, o Projeto Cuidando de Quem Cuida e a AVICO — Associação de Vítimas da Covid-19. Também participaram do momento o vereador Eliseu Gabriel e a cineasta Dandara Ferreira.

O projeto mantém ainda no local uma Cápsula do Tempo, onde qualquer pessoa pode registrar condolências ou depoimentos acessando o site memorialavarc.com.br — uma forma de preservar a memória das vítimas e fortalecer o laço entre a sociedade e essa história que marcou o país.

Na sequência das ações, o Ato Público de Reparação, Memória, Verdade e Justiça Social aconteceu na terça-feira, 23 de junho, das 14h30 às 18h, no Plenarinho da Câmara Municipal, localizado no Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista. O evento reuniu especialistas em saúde pública e direito sanitário, com a participação da Profa. Dra. Deisy Ventura, da USP, e do Prof. Dr. Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP. Estudantes presentes receberam certificado para horas complementares.

Sair da versão mobile