As urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral computaram 34.393 votos após as 17h durante o segundo turno das eleições, representando 0,027% da votação total do dia.
Detalhamento do horário e urnas
Conforme os dados oficiais da Corte eleitoral, 32.399 registros ocorreram no intervalo entre 17h e 18h. Outros 1.981 votos foram contabilizados das 18h às 19h, enquanto apenas 13 registros entraram no sistema após as 19h. No total, 24.268 equipamentos continuaram abertos após as 17h10, considerando o tempo necessário para a emissão do boletim de urna e a permanência de eleitores nas filas.
Estados com maior volume de votos tardios
O estado de São Paulo liderou o ranking nacional com o maior volume de seções abertas e 2.496 votos registrados após o horário padrão. O Rio de Janeiro ficou na segunda posição com 2.349 registros, seguido pela Bahia com 1.656 votos e por Pernambuco com 577 registros computados após as 17h10.
Decisão judicial e pedidos das campanhas
A ampliação do funcionamento das seções ocorreu por determinação do Supremo Tribunal Federal após solicitações formais das equipes jurídicas de Flávio Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. A campanha petista argumentou sobre problemas de transporte urbano, destacando capitais como Salvador e São Paulo, enquanto o grupo opositor citou temporais em municípios de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Apesar da diferença superior a 4,4 milhões de votos na apuração geral, o candidato Flávio Bolsonaro utilizou a prorrogação do horário de votação como justificativa para declarar que “não reconhece” o resultado oficial das urnas divulgado ao término do pleito.
