Guarulhos: alunas do fundo social criam negócio próprio após cursos

Da cozinha de casa ao próprio negócio: alunas do Fundo Social de SP encontram na qualificação profissional uma nova fonte de renda

Duas moradoras de Guarulhos, na Grande São Paulo, conseguiram transformar o hábito de cozinhar para familiares e amigos em um negócio próprio após concluírem cursos gratuitos de qualificação profissional. Jéssica Monteiro, de 29 anos, e Janine Conceição, de 46, participaram das formações oferecidas pelo Fundo Social de São Paulo na Praça da Cidadania e agora produzem e vendem alimentos direto de casa.

Da confeitaria caseira ao empreendimento

Moradora do Parque Jandaia, Jéssica nunca havia trabalhado com carteira assinada e buscava uma oportunidade de se profissionalizar. Ela encontrou na Praça da Cidadania de Guarulhos os cursos de Confeitaria Básica e Avançada, o que lhe deu a confiança necessária para começar a aceitar encomendas em agosto de 2025. “Abriu uma janela na minha mente. Eu fazia bolo para o meu pessoal, meus parentes de perto. A partir do momento em que eu fiz o curso, abriu um divisor e eu consegui entender que eu era capaz de fazer para outras pessoas”, conta. A confeiteira relembra o início: “Eu me senti um pouco apreensiva. Mas eu fiz e no final deu tudo certo; tive elogios. Disseram que estava muito bom, que iriam recomendar para outras pessoas e desde então, eu continuei”, recorda. Sobre a infância, ela relata o primeiro contato com a área: “Conforme foi passando, eu fui pegando amor por aquilo e fui fazendo. Mas eu fazia bolos em casa mesmo, né? Para as pessoas próximas. Nunca fiz bolo para pessoas de fora”, relembra. Atualmente, ela produz cerca de sete pedidos por semana, incluindo bolos decorados e tortas salgadas, e consegue conciliar a rotina de trabalho com a criação dos filhos. “Antes eu tinha que deixar meus filhos com outras pessoas. E eu, estando em casa, agora, consigo fazer os bolos com eles. Eu consigo levar à escola e buscar. Mesmo com eles em casa, eu consigo fazer o meu trabalho”, relata.

Panificação como nova fonte de renda

No bairro dos Pimentas, a trajetória de Janine começou de forma inusitada, já que ela trabalhava como manicure há quase dez anos e começou a fazer pães por incentivo do marido para as celebrações da igreja. “Pra você ter uma ideia, eu não gosto de cozinhar. Já viu isso? Não gosto de cozinhar. Eu nunca nem tinha feito pão antes”, conta, aos risos. Após enfrentar dificuldades nas receitas caseiras, ela buscou a Praça da Cidadania em 2025 para realizar os cursos de Panificação Básica e Avançada. “Tem toda uma técnica, carinho, dedicação e atenção”, explica. “Tem o processo de crescimento, que você tem que ter paciência. Tantas coisas que a gente não tem paciência na vida, né? Mas com o pão, tem que esperar crescer.” Inicialmente resistente à ideia de comercializar os produtos, ela mudou de opinião com a demanda de conhecidos. “Eu falava que não ia vender. Eu só queria fazer o pão por conta da Santa Ceia, porque a igreja precisava e, para mim, estava tudo certo”, relembra. A decisão mudou quando as pessoas começaram a demonstrar interesse em comprar seus produtos. “Demorou a cair a minha ficha de que eu poderia colocar mais uma atividade na minha vida para gerar mais renda.” Mãe de três meninos, Janine produz pães de leite e de sal durante a madrugada e comemora o impacto financeiro: “Não vou dizer pra você que estou ganhando milhões, mas é um dinheiro que dá pra fazer outras coisas, sabe? É o dinheiro que, se estiver faltando algo na minha casa, ou algo pros meus filhos, ou algo pra mim, eu posso usar esse valor pra essa falta. Quando eles me falam ‘mãe, compra uma bolacha?’ e eu digo ‘vamos pegar bolacha, menino!’, afirma.

Impacto do programa de qualificação

As histórias de Jéssica e Janine refletem os resultados do programa do Fundo Social de São Paulo, que formou mais de 18,4 mil alunos em 2026 por meio das Escolas de Qualificação Profissional, em parceria com a Fundação FAT e o Senac. A iniciativa disponibiliza capacitações gratuitas em áreas como Moda, Beleza, Gastronomia, Informática, Construção Civil e Administração, promovendo a autonomia financeira de pessoas em situação de vulnerabilidade. As atividades ocorrem em 20 unidades na Região Metropolitana de São Paulo, e as inscrições permanentes podem ser feitas pelo e-mail cursofussp@sp.gov.br.

Sair da versão mobile