Em janeiro de 2017, os vereadores eleitos irão tomar posse em seus cargos na Câmara Municipal, seja pela primeira vez ou dando continuidade a seus mandatos. E, como não poderia deixar de ser, Itaquera deu o seu recado nas urnas depositando seu voto nos candidatos que se comprometeram a trabalhar pelo desenvolvimento da região.
Dos quatro que firmaram o compromisso com o Desenvolve Itaquera, três deles se reelegeram: Alessandro Guedes, Celso Jatene e Gilson Barreto. Fran Kauê ainda não alcançou seu primeiro mandato, contudo, continua engajado em trabalhos sociais vinculados ao esporte e à saúde.
Sabendo disso, agora os moradores vão poder cobrar dos vereadores o cumprimento de suas promessas de campanha. Com a diminuição das verbas do orçamento municipal para o ano que vem, o montante relativo a emendas parlamentares, que será entregue aos 55 eleitos, terá um peso importante no direcionamento de obras para o bairro. Cientes dessa realidade, os eleitores já podem encaminhar suas solicitações aos respectivos gabinetes, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente.
Outro ponto que irá requerer muita atenção dos itaquerenses é a cobrança na fiscalização dos vereadores por parte das obras que estão em andamento, como o Terminal de Ônibus, os corredores e calçadas com acessibilidade, entre outras cujos projetos devem ser iniciados a partir de 2017.
Os parlamentares que decidiram sair em defesa de Itaquera também terão de ajudar os moradores em outras duas reivindicações: a construção da subprefeitura, no mesmo terreno onde se tentou levantar a nova biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, e a continuidade das obras referentes a dois projetos de piscinões.
Quem quer uma Itaquera cada vez melhor, não pode se acomodar. As condições de manter os parlamentares atentos à região estão nas mãos de quem votou e não é a favor do retrocesso.
O vereador é o elo entre a população e o poder municipal no âmbito do Legislativo. Portanto, cada projeto defendido pelas pessoas deve servir de aviso a quem exercerá seu mandato na Câmara.
Em complemento ao trabalho do parlamentar, os moradores devem apresentar os defeitos e as virtudes do bairro para que as situações ruins sejam modificadas e as boas exaltadas. Por isso, durante os próximos quatro anos de governo, é bom lembrar ao seu candidato eleito que as dificuldades da região não podem ser vistas apenas do gabinete. Portanto, é necessário continuar marcando presença em Itaquera, com a mesma garra e vontade demonstrada na campanha.
Discusão sobre post