Qualquer pedido, seja ele qual for, é importante. Pode até parecer, para alguns, um mero detalhe, mas a reivindicação, com certeza, fará a diferença no contexto em que está inserida. Dentro de uma sociedade, onde tudo está interligado, conectado, cada indivíduo tem a sua necessidade que, junto à do seu semelhante, completará o todo.
Pois bem, para organizar tudo isso é preciso ter líderes, pessoas que, dentro de uma hierarquia fazem o elo de comunicação/ligação com setores mais altos, ou seja, com aqueles com o “poder” de fazer acontecer. Em nossa região ele se faz através da Prefeitura Regional Itaquera e de seu principal porta-voz: o prefeito regional.
Das necessidades básicas, como a poda de uma árvore, a limpeza de uma rua ou praça, do pedido do fechamento de um buraco a uma obra que leva o “título” de primordial, tudo é importante. Isso porque, no final, tudo fará parte do todo e contribuirá para um bairro melhor.
Ainda sob este ponto de vista, o documento com as cinco metas para o desenvolvimento de Itaquera, elaboradas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) e seus associados, com base em reclamações de moradores, entregue ao prefeito regional de Itaquera, Jacinto Reyes, também faz parte deste todo. São elas:
– A construção da sede da Prefeitura Regional Itaquera em seu antigo endereço, no centro do bairro, na Rua Gregório Ramalho. O espaço faz parte da história de Itaquera e seu terreno é um dos mais importantes e valorizados da região. Além disso, a sua volta iria impulsionar o comércio local e dar mais vida ao centro do bairro.
– A construção de dois piscinões em Itaquera. Isso ajudaria, e muito, a minimizar os transtornos causados quando chove. Tanto no centro como em pontos específicos da região, ainda há sérios problemas. Nesta edição mesmo há uma situação bem desagradável que aconteceu recentemente, no mês de março, denunciada por uma leitora.
– A conclusão do sistema viário binário, entre a Rua Tomazzo Ferrara e a Avenida Aricanduva. Um bairro sem um sistema viário que facilite o escoamento de produção/mercadoria não é atrativo para nenhum investidor. É preciso renovar o sistema viário para atrair os investidores e, consequentemente, mais empregos e geração de renda.
– Marcar uma reunião com o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Padilha, para solicitar a presença permanente de um funcionário da Prefeitura, na Prefeitura Regional Itaquera, para esclarecer e orientar os empresários interessados nos incentivos fiscais. Muitos, por não terem acesso às informações ou até pelo simples fato, de não terem conhecimento deste benefício, deixam de apostar na região. É preciso mudar isso através da divulgação de como fazer e quem pode participar.
– Providenciar, o quanto antes, a revisão dos projetos de desapropriações que contemplam diversas ruas comerciais de Itaquera e região. Este talvez seja o principal ponto que bloqueia o crescimento de Itaquera. É muito simples: se você tem um imóvel em um dos endereços que consta na lista de desapropriações, você, enquanto proprietário, não irá apostar em uma reforma, ampliação ou qualquer que seja a benfeitoria, correndo o risco de, amanhã, a Prefeitura requerer a área. Isso também impede a comercialização de áreas, com a compra e venda. Ou a Prefeitura viabiliza estes projetos ou retira estas áreas dos locais citados. Como está não dá mais para ficar.
Viram só, tudo é importante. Tudo se soma a cada pedido, a cada necessidade, a cada melhoria. Por isso todas as demandas, sejam elas de pequeno ou grande porte, são essenciais para se construir, conjuntamente, uma Itaquera melhor para todos.
Isso sem falar que, as futuras gerações, colherão todos os frutos de todas as conquistas alcançadas no agora. Todos juntos, sempre, por uma Itaquera melhor! A união faz a força e a diferença, sempre!
Discusão sobre post