Papais, mamães e familiares em geral ficam preocupados e ansiosos com esse período. Sem a escola, o que fazer com os pequenos? E ainda mais no inverno, que nesta época do ano é a estação aqui no hemisfério sul.
Com paciência, organização e planejamento é possível organizar atividades divertidas e que podem ser feitas para uma, duas, três e muitas crianças!
Maria Montessori, pedagoga italiana que criou o método Montessori, nos inspira para as dicas deste mês. Ela, em sua inteligência e amor à profissão e ao universo infantil, destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças.
Vale chamar os colegas da escola, do prédio e aquele colega com deficiência ficará feliz em ser incluído nas brincadeiras.
Estoura letras – encha bexigas coloridas, escreva as letras do alfabeto em pequenos papéis e coloque uma letra dentro de cada bexiga. Amarre-a no varal. A criança escolhe uma bexiga, estoura, pega a letra e responde o nome de uma fruta que comece com a letra. Marca um ponto quem acertar. Para acompanhar a brincadeira, uma limonada natural e pipocas! Variação: nome de pessoas, lugares, objetos, roupas etc.
Bichos e personagens com tampinhas – junte muitas tampas com os vizinhos, familiares, colegas do trabalho, enfim. Lave tudo e seque muito bem. Vale tampinha de garrafas pet, suco, leite, maionese, amaciante. Vai precisar também de cola branca, recortes de EVA e canetinhas. Sentar em círculo no chão, colocar a caixa com o material no centro do círculo e deixar a criatividade rolar. Montar gato, urso, peixe, flor, tudo o que a imaginação quiser. Depois criar uma história coletiva, onde cada um dará voz ao seu personagem preferido. Para acompanhar, um chocolate quente e aquele bolinho de chuva delicioso!
Garrafa flutuante – garrafa pet pequena, glitter, lantejoulas, botões de roupas coloridos e água o suficiente para encher a garrafa. Colocar tudo dentro da garrafa, fechar bem para não vazar e mexer a garrafa em várias direções, a fim de ver os brilhos se movimentarem dentro dela. Essa é uma atividade relaxante, para o fim das brincadeiras. Um lanchinho gostoso e uma fruta picada complementam a brincadeira.
Deixe as crianças participarem das atividades na cozinha, ajudando no preparo de sucos, chocolate quente e na arrumação dos bolinhos de chuva na travessa depois de fritos. Leve-as para visitar crianças e idosos que morem em abrigos, promova a interação entre elas, a doação de roupas e brinquedos que não usam mais. Solidariedade se aprende desde pequeno.
Dica de leitura: A Criança – Maria Montessori.
Rita Puosso – Psicopedagoga. E-mail: Puosso@uol.com.br
Discusão sobre post