JULIANA SEGALLIO – CONSULTORA DE NEGÓCIOS E MARKETING SEBRAE – SP
O conjunto das atitudes específicas de alguém diante de uma situação, tendo em conta seu ambiente, sociedade e sentimentos traduz literalmente o significado de comportamento. Se atualmente existe a mais variada riqueza de estudos sobre o comportamento humano, seus impactos em sociedade e na qualidade de vida das pessoas, não será surpresa imaginar que o mundo dos negócios também é afetado pelo comportamento de seus empresários, colaboradores e consumidores.
É clichê dizer que o mundo mudou. E continua, em velocidade acelerada. Muito conhecimento, tecnologias e novas oportunidades no mercado. Entretanto, a concorrência acompanhou esse crescimento. Ter um negócio e optar por empreender é hoje caminho natural para quem desiste do mundo corporativo tradicional. Entretanto, quem sobreviverá? As três maiores causas de mortalidade das empresas* são falta de planejamento, de capacitação e gestão do negócio. Qual a chave para entender essa dinâmica? Como negócios do mesmo segmento, administrados por empreendedores diferentes podem atingir o sucesso ou o fracasso?
Ao observar cenários competitivos e situações econômicas críticas de vários países, a ONU – Organização das Nações, através do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, se questionou sobre o tema e como poderia interferir para colaborar. Através dessa iniciativa, um grande estudo de campo foi desenvolvido por gente muito séria, incluindo professores da Universidade de Harvard – EUA, e após essa imersão foi criada a metodologia do curso Empretec.
O curso consolidou o conjunto de comportamentos fundamentais que, quando executados em conjunto e aplicados colaboram para o sucesso empresarial e a chance de negócios mais perenes. Há mágica? Não. Porém existe o entendimento claro que é preciso desenvolver habilidades imprescindíveis para atuar no ambiente de negócios e no fomento do empreendedorismo.
Executado como seminário vivencial, o Empretec propõe ao empreendedor ou futuro empreendedor uma jornada em seis dias, período em que as ações são brilhantemente encadeadas e propostas para que ele perceba suas fraquezas e forças, e que a partir desta clareza tome a responsabilidade para si e consiga alcançar efetivamente resultados.
O Empretec no Brasil é aplicado há 25 anos pelo Sebrae e continua um dos cursos mais bem avaliados pelos empreendedores desde então. A metodologia é inclusive item obrigatório em diversos sistemas de avaliações de empresários por franquias de peso no país. O motivo é claro: desenvolver comportamento empreendedor traz resultado. A dica aqui é a seguinte: se a grama do vizinho é mais verde, você tem duas opções: se lamentar ou, descobrir o que te falta e agir.
Discusão sobre post