Planejamento: a ‘nova’ palavra de ordem para o empreendedor

Por Valter Furuya Belem - Consultor de negócios do Sebrae-SP

Parece sem sentido discutir planejamento num momento em que a incerteza parece cada vez mais certa. Confuso, não é? Na verdade, não! Construir o futuro, ao invés de tentar prevê-lo, é uma obrigação para qualquer empreendedor, seja em momentos turbulentos como os que estamos vivendo ou em céu de brigadeiro.

O planejamento faz parte do dia a dia do empreendedor, porém na maioria das vezes não de maneira formal, ou seja, utilizando ferramentas, indicadores, metas etc.  Isso ocorre na maioria das vezes não pelo fato dele não ver importância nisso, mas muitas vezes por não conhecer um método ou instrumentos que facilitem o processo. Planejar não garante o sucesso do seu empreendimento, mas minimiza perdas, garante muito aprendizado e melhoria contínua.

A princípio o termo planejamento estratégico assusta, mas está mais próximo do que o empreendedor imagina. Sem deixar de lado sua relevância, podemos dizer que nada mais é do que: identificar o motivo pelo qual sua empresa existe e onde você quer que ela esteja no futuro. Mas para isso é preciso conhecê-la, saber o que ela faz bem e onde precisa melhorar.

Depois identificar quais oportunidades existem no segmento em que ela atua e o que pode ameaçar seu desempenho e até a sua existência.

A partir dessas informações é só definir alguns objetivos, transformá-los em metas que tenham grandes chances de serem alcançadas e escolher alguns indicadores que vão te mostrar se a direção está certa.

Para que o aprendizado aconteça será preciso analisar os resultados, tomar decisões, fazer as correções necessárias e seguir em frente em busca daquilo que foi planejado lá atrás.

Para isso o Sebrae poderá auxiliá-lo, indicando ferramentas e o acompanhando na elaboração, tornando o processo muito mais fácil.

Entre em contato com o nosso escritório de Itaquera e saiba mais informações.

Valter Furuya Belem
Sair da versão mobile