A história dos bairros e a participação do comércio

Por Roger Fildimaque, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera

Foto histórica de Itaquera - reprodução

Foto histórica de Itaquera - reprodução

O comércio local sempre foi um fator importante para o desenvolvimento e a caracterização dos bairros de nossa cidade.  Quem já não foi no Brás? Conhecido popularmente como polo de vendas de tecidos e vestuários. E em São Miguel? Bairro formado por nordestinos e conta com um comércio atuante para atender as demandas dos seus migrantes.

E assim segue.

Estas características são muito interessantes, e quando nos aprofundamos na história de cada região, acabamos entendendo como se chegou àquele patamar.

E com Itaquera não é diferente.

O antigo, mas sempre renovado centro do bairro, se desenvolveu às margens da estação ferroviária e ao redor da Igreja Matriz. Os comércios estabelecidos tinham e ainda têm como função suprir todas as necessidades dos moradores e viajantes que passavam por estas terras consideradas afastadas do centro da cidade.

Isso é tão forte em nosso DNA, que até nos dias atuais é comum, e ainda me surpreende, quando ouço de algumas pessoas: “hoje vou para a cidade”; “isso tem lá na cidade”.

Analisando melhor, Itaquera é uma cidade dentro de outra cidade, tanto em extensão territorial como em população.

E vamos além. Uma cidade dividida em distritos distintos.

Temos a região do Parque do Carmo, onde no início o comércio se destacou principalmente na área de alimentação, com as pizzarias delivery, e hoje há grandes restaurantes e franquias localizadas principalmente na Avenida Maria Luisa Americano.

Na Cidade Líder, encontra-se um comércio completo, com agências de veículos, serviços, supermercados e as mais diversas lojas para atender a população.

E no Conjunto José Bonifácio encontramos os famosos “comércios de garagem”.

Inicialmente projetado como bairro dormitório, não se pensou lá no passado na necessidade de consumo no Bonifácio. Mas, surpreendentemente, o distrito se adaptou e superou as necessidades dos seus moradores e hoje conta com um comércio diversificado e consumidores fiéis.

Ou seja, cada bairro tem a sua característica. E boa parte dela é influenciada diretamente pelo comércio, que se mistura ao morador, e vice-versa, e surgem as particularidades tão importantes e necessárias que formam esta metrópole que é a cidade de São Paulo.

E, aproveitando o novembro festivo, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera também está fazendo aniversário, ao completar 45 anos de atividades.

Com muito respeito e em nome de todos os diretores e associados da nossa nação lojista, parabenizo Itaquera, um bairro que é uma mãe para todos nós, pelos seus 334 anos de história, desenvolvimento e acolhimento da população.

Parabéns, Itaquera!

Roger Fildimaque, presidente da CDL Itaquera
Sair da versão mobile