A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou no último dia 18, na Cidade Tiradentes, a formatura de 66 concluintes do Foco, programa da Fundação Paulistana que capacita jovens na área de gestão administrativa e escritório. Os alunos foram divididos em três turmas em horários alternados, respeitando os protocolos de segurança e distanciamento social no combate do Coronavírus.
“A área de escritório e administração é uma das que mais empregam no país. Por isso, a Prefeitura de São Paulo desenvolveu o Foco, que é um programa de capacitação voltado este setor que gera tantas oportunidades no mercado de trabalho”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
FORMAÇÃO INTEGRAL CONTINUADA
O curso foi realizado no formato FIC – Formação Integral Continuada, capacitando os participantes em grau de assistente com duração de 160 horas. Diferente de 2019, onde o programa aconteceu em diferentes espaços cedidos por parceiros e pelo poder público, as turmas do Foco aconteceram exclusivamente na Escola Makiguti, na Cidade Tiradentes.
“Além da capacitação, temos grande preocupação na segurança e saúde dos participantes, por isso optamos por dividir as turmas e utilizar horários alternados. Na Escola Makiguti todos estão preparados e a instituição segue à risca as normas da vigilância sanitária, fazendo valer o uso obrigatório de máscaras e lavagem constante das mãos”, comenta Aline Cardoso.
Todos os alunos receberam uma certificação com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e da Fundação Paulistana. O documento é valido em todo o território nacional e os formandos estão aptos para exercer a função de assistente administrativo, financeiro, de RH e de logistica. O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo regularmente recebe vagas de emprego para o setor, sendo uma alternativa para os novos profissionais ingressarem no mercado de trabalho.