Jovens de 15 a 29 anos e pessoas com deficiência a partir de 16 anos, preferencialmente moradores de comunidades de baixa renda da capital de São Paulo, têm até 24 de maio para se inscrever nos cursos profissionalizantes gratuitos do Programa StarTI no site do IOS: www.ios.org.br. Os cursos são ministrados em três unidades do Instituto da Oportunidade Social: na zona norte, em Santana e, também na zona sul, nos bairros Jd. Ângela e Santo Amaro.
O StartTI é um programa realizado em parceria entre a Fundação Paulistana – da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo – com o Instituto da Oportunidade Social (IOS), que há mais de 20 anos está comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência por meio de projetos de formação gratuita.
Para se inscrever é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, RG e CPF, CPF dos pais ou responsáveis, comprovante de escolaridade, de residência (conta de água, luz e telefone – levar as três) e comprovante de renda de todos os moradores da residência. Pessoas com deficiência precisam ter acima de 16 anos e devem apresentar laudo médico atualizado, além da documentação exigida.
Lançado em 2020, o Programa StarTI já formou 170 alunos e 336 estão em formação; agora está divulgando sua terceira edição, oferecendo os cursos: Introdução de Programação à Web, Montagem e Manutenção de computadores e Atendimento ao Cliente com a plataforma Zendesk, cada um com duração de dois meses.
“Nas últimas décadas, a tecnologia tem alcançado uma grande evolução e a procura de talentos nessa área é cada vez maior. No contexto atual, de pandemia, vimos que essa área está muito presente no nosso dia a dia, na educação e, também no trabalho em home office, por exemplo. Assim, a Prefeitura, por meio da Fundação Paulistana, está ofertando qualificação profissional para jovens, de preferência de regiões periféricas, com cursos gratuitos e dinâmicos nessa área, para que se consiga uma rápida entrada no mercado de trabalho e imediata geração de renda”, afirma diretora-geral da Fundação Paulistana.
O Instituto da Oportunidade Social (IOS) é responsável pela formação profissional dos alunos, incluindo o conteúdo programático das aulas e orientação para a busca pelo primeiro emprego, por meio do Programa IOS de Oportunidades. Além disso, os participantes trabalharão suas habilidades socioemocionais, conhecidas como “soft skills”, tais como criatividade, inovação e atitude empreendedora, de modo a impulsionar a geração de renda e inserção no mundo do trabalho.
Programa IOS de Oportunidades
Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização. Ao longo dos 23 anos de trajetória, o IOS já formou mais de 39 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo, ampliando a renda dessas famílias em cerca de 49%.
“A formação técnica profissional é o caminho mais rápido para dar aos jovens a oportunidade de seguir em uma carreira. Nossa missão no IOS ainda vai além. Formamos talentos e buscamos a colocação dos jovens no primeiro emprego na área com a agilidade e a qualidade que o mercado demanda, principalmente na área de TI. Assim, ajudamos a transformar suas realidades e de suas famílias”, declara a superintendente do IOS, Kelly Lopes.
SERVIÇO
Programa StarTI – IOS e Fundação Paulistana.
Cursos gratuitos online de tecnologia para jovens e pessoas com deficiência.
Para concorrer às vagas é preciso comprovar residência no município de São Paulo.
Inscrições até 24 de maio – site: www.ios.org.br. Central de Atendimento IOS – WhatsApp: (11) 97343 9010.
Documentos para Inscrição (originais)
- RG e CPF do aluno;
- CPF dos pais ou responsáveis;
- Comprovante de Escolaridade;
- Comprovante de Residência (conta de água, luz e telefone – levar as três);
- Comprovante de Renda de todos os moradores da residência;
- Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.
Unidades do IOS
Central de Atendimento – WhatsApp: 97343 9010
- Santana (Sede do IOS) | Av. Gal. Ataliba Leonel, 245;
- Jardim Ângela (Sociedade Santos Mártires) | Rua Luís Baldinato, 9;
- Santo Amaro (NURAP) | R. Coronel Luís Barroso, 455.
Sobre o IOS
Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 23 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 39 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da Dell, BrasilPrev, BASF, Clear Corretora, CTG, IBM, Mercado Livre, Microsoft, Vale, Arcos Dorados, Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis, Zendesk entre outras. Mais informações: ios.org.br.
Discusão sobre post