A Prefeitura de São Paulo possui a maior plataforma de controle de serviços de zeladoria do mundo. Todas as vezes que um munícipe liga para o Portal 156 – principal canal de zeladoria e serviços da Prefeitura da Cidade de São Paulo – recebe um protocolo, um número que serve como um comprovante de seu pedido ou reclamação. O que a maioria não sabe é que a Prefeitura conta com tecnologia de ponta para atender os protocolos – que não são poucos – afinal vivemos em uma grande metrópole.
Após a geração do protocolo, o sistema chamado de SGZ, de forma dinâmica e online, recebe e direciona a solicitação para as equipes técnicas dos diferentes órgãos municipais para a execução dos serviços, entre eles, as subprefeituras, que são responsáveis pelos serviços de zeladoria que incluem podas de árvores, limpeza de bueiros, varrição e remoção de veículos da via pública, entre tantos outros.
“Uma das vantagens do SGZ é a transparência no atendimento das demandas solicitadas pelos munícipes. Para ser atendida, a solicitação precisa ser registrada no portal 156 e é o próprio sistema que, de maneira cronológica, inclui a demanda na programação de serviços executados pelas nossas equipes de zeladoria”, explica Silvia Regina, subprefeita de Itaquera.
O sistema garante, ainda, o retorno ao munícipe sobre o status do pedido, permitindo o controle e o monitoramento de todo o processo, além de evitar duplicidade de pedido, ou seja, mais de um protocolo para o mesmo endereço.
“Muita gente, por não saber como o sistema funciona, acaba gerando vários protocolos para uma mesma demanda por acreditar que quanto mais protocolos forem gerados, mais rápido a demanda será atendida. O que não ocorre, visto que o sistema elimina protocolos para demandas que já tiverem sido protocoladas e as protocoladas são atendidas por ordem cronológica de entrada no sistema”, explica Silvia.
Ela ainda informou que irá usar as redes sociais da subprefeitura Itaquera para orientar os munícipes sobre o assunto.
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