Tudo que vou falar agora tenho testado de diversas formas para trazer excelência a todas as equipes as quais já gerenciei. Formar uma equipe de sucesso não é fácil. Motivá-la ainda durante o tempo é outro fator muito desafiador. Neste intuito, seguem 3 práticas abaixo para você aplicar, aumentando a produtividade e, por consequência, todos os seus outros índices. Sei que não são rápidas, mas são simples e podem transformar a sua empresa:
Prática 1 – As pessoas devem ser colocadas na posição correta.
Ter resultado com algo que não tenho afinidade é muito bom para mim pela meta alcançada, pois mostra superação e entrega. Porém, agora, se eu conseguir que as pessoas sejam alocadas naquilo que tem maior afinidade, o sofrimento da atividade é menor e em condições similares, os resultados seriam muito melhores.
Prática 2 – O princípio 80/20.
O princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20) afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Não precisam ser exatamente estes valores, porém podemos dizer que a maioria dos efeitos são causados pela minoria das causas. Se por exemplo eu tenho um funcionário que em 20% do tempo me dá 80% de um resultado de certa atividade, imagina se ele fizer a atividade 80% do tempo? Vai potencializar muito os seus resultados e, consequentemente, os da empresa.
Prática 3 – Potencialize a cobrança das pessoas naquilo que elas são realmente boas.
Baseado no princípio anterior, nós temos que cobrar as pessoas naquilo que são melhores. Perder tempo com aquilo que o colaborador não tenha habilidade, a não ser que seja necessário, significa pagar um preço de tempo e resultado para a empresa como um todo. Ok, às vezes precisamos pagá-lo, mas quanto menos tivermos, melhor. Esta prática parece muito óbvia, mas posso dizer que grande parte das empresas trabalha de forma desordenada e, se aplicasse esta prática aumentaria, e muito, a sua produtividade.
Discusão sobre post