A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera firmou parceria como o Banco Sicoob, que detém o maior sistema financeiro cooperativo do País. Trata-se de um composto de cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos associados serviços de conta corrente, créditos, investimentos, cartões, previdências, consórcios, seguros, cobranças bancárias, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros.
Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira onde os clientes são os donos e, por isso, os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.
Para o presidente da CDL Itaquera, Roger Fildimaque, as cooperativas financeiras, além de possibilitar o acesso ao mercado interfinanceiro e a autonomia operacional, oferece um portfólio de crédito com produtos e serviços diversificados, em condições competitivas.
Inicialmente esta parceria seria com o Sicoob Grande ABC, mas Fildimaque fazia questão de trazer a cooperativa para Itaquera.
“A ideia sempre foi a de trazer uma Agência Física do Sicoob para o bairro, sendo esta a primeira cooperativa de crédito da Zona Leste de São Paulo e a primeira CDL do Estado de São Paulo a participar”, completou.
Hoje as fintechs e os bancos cooperativistas estão crescendo muito. Elas devem se tornar os principais agentes financeiros do futuro. No caso especifico do Siccob, ele possui o mesmo DNA da CDL e o associativismo. Assim a entidade define que através desta parceria “conseguirá fazer mais e melhor”.
BOM NEGÓCIO
Cooperativa financeira é um bom negócio? Investir com uma cooperativa é seguro? Fazer financiamento com uma cooperativa de crédito é garantido?
Sim! E agora você vai entender o motivo:
As cooperativas são instituições que oferecem serviços e produtos financeiros similares aos de bancos comuns, como contas PF e PJ, poupança, pagamentos, empréstimos, investimentos, entre outros. Mas há quem se pergunte sobre a segurança de administrar o seu dinheiro neste sistema, afinal de contas, essas instituições são mantidas pelos próprios associados (que são, ao mesmo tempo, donos e clientes do negócio).
Então, o que garante, por exemplo, a segurança dos depositantes em caso de liquidação da instituição?
É o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, similar ao Fundo Garantidor do Crédito (FGC) dos bancos tradicionais. É um fundo garantidor único para todas as cooperativas financeiras do Brasil que protege os depositantes e investidores cooperados, com a garantia de até R$ 250 mil por CPF.
Discusão sobre post