Quando pensamos em podcast para alguns pode parecer uma ferramenta recente que são basicamente programas de áudio que podem ser ouvidos através de streamings ou baixados pela internet, mas essa estrutura já existe pelo menos desde 2004. Entretanto os podcasts estão se popularizando em suas diversas categorias desde 2018 com maior intensidade. Criadores de conteúdo de diversas áreas como jornalismo, entretenimento, gastronomia, etc. e seus convidados nos fazem divertir e aprender com o que nos remete aos tempos dourados do rádio onde já nossos avós tinham esse hábito, só talvez não tão personalizado.
Nesse contexto surge a dúvida: o podcast vale o investimento para pequenos negócios? A resposta é: depende…. Até poderia ser, entretanto é fundamental entender a viabilidade de um novo canal da empresa, o conteúdo que será abordado e o conhecimento de público e nicho. É uma ferramenta interessante e em crescimento já que é praticamente um programa de rádio, em podemos escolher quando e o quê se deseja ouvir.
Cabe ressaltar que ter um podcast demanda tempo de pesquisa, execução, edição, divulgação e se o empresário não tem isso muito claro, esquecendo do foco com seu público e administração de suas atividades diárias, o podcast pode se tornar uma ferramenta inviável ou mal executada.
Para criar um projeto com chance de resultados positivos o conhecimento de público em profundidade é a chave ao longo do tempo. Estruturalmente é preciso lembrar que o podcast seria mais um canal com o cliente e de entrega de conteúdo portanto, assim como toda gestão de canais atual do negócio é imprescindível o planejamento (inclusão no calendário editorial de ações da empresa), a produção de conteúdo interessante (pesquisa de pautas e olhar para o “espírito do tempo” o link com os temas do momento engajam também) e a regularidade da construção desse conteúdo.
Quanto a parte operacional da criação do podcast existem pontos substanciais como a escolha do tema (nos streamings há essa opção de pesquisa), uma auto análise do quanto se tem de conhecimento sobre o tema escolhido também é válida, se o empresário o fará sozinho ou com convidados, o formato, a hospedagem, os softwares gerais (por exemplo de gravação e edição são essenciais para entrega de qualidade), os equipamentos e os distribuidores.
Também não se deve esquecer de planejar o orçamento financeiro dessa empreitada. É complicado estimar um valor já que depende muito da escolha das categorias de equipamentos, softwares e plataformas e o quanto eles possuem recursos dos mais básicos aos mais finos. Reforço a necessidade de perceber que a entrega de um podcast de qualidade demanda desse entendimento do processo geral desde a captação/gravação, edição e distribuição final.
Vale à pena consultar profissionais técnicos da área para estimar esses valores. Como toda estratégia de relacionamento e marketing primeiramente é importante saber que será uma construção, ou seja, pode levar um tempo. E claro há benefícios como o engajamento com a audiência, visibilidade e referência no segmento, mídia espontânea, reportagens, convites para outros podcasts, palestras e dependendo do tipo de ligação com outras plataformas maior visualização (canal no Youtube, por exemplo).
Criadores de conteúdo que vivem literalmente desse tipo de produção de material sabem muito bem o quão é um ambiente desafiador, sendo necessário disciplina, frequência e criatividade para se manter nesse mercado.
O uso de tecnologia e interfaces de dispositivos com uso de voz são uma realidade que tende a se ampliar na nossa rotina e isso claro é um ponto onde o podcast pode ganhar ainda mais adeptos. É claro que ouvir um podcast é um hábito até mais simples e que integra gerações, talvez sem elas próprias perceberem, porém ainda há um espaço para crescer. O desafio das empresas é dimensionar o quanto elas serão capazes ou preparadas para entrar nesse meio com qualidade, consistência e com abertura para discutir opiniões e assuntos de interesse do público, e não somente sobre elas próprias.
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