No dia 10 de setembro, representantes da Sabesp, da Subprefeitura Itaquera e da sociedade se reuniram para realizar ações que envolvem a revitalização das margens do córrego Macela do Campo, localizado entre as ruas Caetano Basso e Macela do Campo, no Parque Savoy City. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa dá início a uma nova atuação para a governança colaborativa com duas vertentes da sustentabilidade: a social e a ambiental.
Pela vertente social, a proposta foi a inclusão de jovens participantes de projetos sociais da região nas ações de revitalização das margens do córrego, ajudando na limpeza e pintura.
A ambiental contempla a eliminação dos pontos de descarte de entulho com limpeza e plantio de mudas de árvores e ações de conscientização com a pintura dos bueiros e um espelho que leva a população a refletir sobre quem pode ajudar a despoluir o rio Tietê.
SOBRE A AÇÃO
A governança colaborativa é uma das formas de organização comunitária adotadas pela Sabesp, dentro do Programa Córrego Limpo, e consiste na criação de fóruns de participação comunitária em torno de valores e objetivos comuns nos quais, por meio da sensibilização e educação ambiental, se busca o maior envolvimento da comunidade do entorno dos córregos por meio do compartilhamento da responsabilidade pela manutenção da limpeza, da preservação das margens e fiscalização do processo de despoluição.
CONSERVAÇÃO
Na oportunidade, representantes da Subprefeita Itaquera, da Sabesp e dos moradores do entorno fizeram o plantio de mudas de palmeiras e de mirindiba-rosa, uma árvore tropical bastante indicada para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas.
“As obras de despoluição do córrego Macela do Campo foram concluídas pela Sabesp em 2010. E tão importante quanto despoluir é mantê-lo despoluído. Por isso a importância desse esforço conjunto contínuo entre a Sabesp, a Subprefeitura Itaquera e a população”, destacou Silvia Regina.
Atualmente, a DBO – Demanda Biológica de Oxigênio – indicador utilizado para medir a despoluição de corpos d’água, está em 15 mg/L, bem abaixo do limite máximo estabelecido que é de 30 mg/L.
Discusão sobre post