Em tempos de crise, um dos assuntos mais comentados entre os empreendedores é como conseguir crédito com taxa de juros atrativas para resolver a situação das empresas.
Devido à queda do faturamento de muitas empresas por decorrência da crise econômica, um dos primeiros pensamentos é a possibilidade da aquisição de um crédito para colocar as finanças em ordem.
Mas você já parou para pensar quais os critérios as instituições financeiras levam em conta para conceder um crédito? Quanto o valor das parcelas impactará o custo fixo de sua empresa? Quais aspectos são analisados na sua empresa e também sobre você para que seja concedido? E principalmente por onde começar?
Pois é. Esses itens são muito importantes para saber se o crédito será um vilão ou um aliado na sua empresa.
Para começar, falaremos sobre as 5 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de contrair uma dívida. As perguntas são: por que eu preciso de um crédito? O que eu preciso fazer efetivamente com esse crédito? Quanto eu preciso? Como pagarei as parcelas? Quando eu precisarei desse valor?
Se essas perguntas forem respondidas claramente, aí sim você estará pronto para o próximo passo que são os principais critérios que as instituições querem saber sobre sua empresa e você antes de oferecer o crédito.
Para responder essa questão as instituições analisam o 5C´s do crédito: “Capacidade de pagamento, Caráter, Capital, Colateral (garantias) e Conjuntura econômica”. Se a sua empresa for “aprovada” nesses requisitos, você está a um passo de adquirir um crédito financeiro bem orientado.
A outra etapa, que também é superimportante, é fazer um fluxo de caixa projetado com o valor estimado das parcelas que farão a composição dos custos fixos da sua empresa, essas parcelas não poderão impactar negativamente o fluxo de caixa da sua empresa.
A última etapa, e não menos importante, é a utilização correta do crédito. O ideal é que o crédito seja utilizado de uma forma que aumente o faturamento da empresa e esse aumento também seja visto no lucro apurado ao final de um período.
Agora sim, tudo pronto para você preparar a documentação necessária, pesquisar as melhores ofertas no mercado e solicitar o crédito. Mas lembre-se, somente se realmente for necessário e se você tiver realmente convencido da boa utilização do valor. Essa crise vai passar.
O importante é que você nunca deixe de fazer um bom planejamento para todas as ações da sua empresa, pois outras crises virão e você deverá estar preparado para todos os desafios futuros.