A escola é uma das responsáveis pela formação educacional dos indivíduos de uma sociedade e, para a grande maioria das pessoas, educação significa aprender por meio da reprodução de ações observáveis, que são geradas por pessoas com mais experiência e/ou autoridade.
Nesse contexto, entre diversos assuntos que ganham espaço no ambiente escolar, a propagação de informações confiáveis sobre cuidados com a saúde ganha espaço na escola, que acompanha e pauta muitas de suas decisões a partir de condições sanitárias e sociais.
Um grande exemplo disso foi a recente pandemia por Covid-19, que causou até a interrupção das aulas em certo momento, mas antes mesmo dela, sempre tivemos campanhas de conscientização para diversos temas como saúde mental, IST’s (infecções sexualmente transmissíveis), tipos de cânceres e outras.
Usando como exemplo uma das mais recentes campanhas, o Outubro Rosa, que busca conscientizar para a prevenção ao câncer de mama, é comum que escolas realizem apresentações, colocação de cartazes, criação de conteúdos e fomente o trabalho em sala de aula em cima da temática, fazendo com que o aprendizado, por mais básico que seja, ocorra organicamente entre todos do ambiente só por terem algum contato com essas iniciativas de propagação de informações.
Mais que conscientizar alunos e funcionários, as campanhas ganham fôlego ao serem levadas para familiares e comunidade em geral. O aprendizado não acaba no portão de saída e, novamente, a escola cumpre seu papel de educar para além da sala de aula, se tornando um veículo poderoso para a informação da população em geral.
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