A ciência já comprovou que o estudo da música na infância traz inúmeros benefícios que englobam disciplina, foco, coordenação motora, criatividade e raciocínio. Aprender a tocar um instrumento ajuda a assimilar conteúdos que exigem pensamento lógico e concentração, como matemática e línguas, pois as mesmas regiões do cérebro são ativadas.
Imagine então levar o ensino musical para os jogos eletrônicos – universo habitual de crianças e adolescentes – como forma de fortalecer o processo de aprendizagem e derrubar as barreiras físicas das salas de aula.
Foi pensando nisso que a organização social Santa Marcelina Cultura, responsável pela gestão do Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, idealizou o GDG – Game do Guri.
O projeto foi realizado junto ao Instituto Goethe, organização cultural de âmbito internacional da Alemanha. O game estará disponível de forma gratuita para download a partir do dia 30 de março, na Play Store e no site do Guri https://gurisantamarcelina.org.br.
COMPOSITORES
O jogo é inspirado na experiência dos próprios alunos do Guri. “A premissa é que o jogador deve convencer 10 compositoras e compositores que estão em São Paulo a assistir à sua apresentação. Mozart, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Beethoven, Adoniran Barbosa e Tom Jobim são alguns dos personagens que o público poderá interagir no GDG – Game do Guri. O ponto de partida e de chegada é o CEU (Centro Educacional Unificado), aonde acontecem as aulas, ensaios e apresentações dos alunos do Guri.
Ao longo das 10 fases, o jogador visita locais marcantes de São Paulo como o MASP, a Pinacoteca, a Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, o Theatro São Pedro, a Sala São Paulo”, descreve Narayani Sri Hamsa, coordenadora pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo.
A proposta do GDG – Game do Guri é a imersão em um mundo aberto que se expande de forma linear. As crianças terão que solucionar puzzles relacionados a teoria musical e passar por desafios rítmicos, acumulando pontos a cada clique.
A cada compositor convencido a estar em sua apresentação, novas áreas de São Paulo são liberadas com novos desafios para resolver. O jogo foi desenhado para o público com idade entre 6 e 11 anos. No final da experiência o jogador poderá aprender mais sobre as notas musicais, harmonia, ritmo e repertório.
O GDG também será usado em sala de aula pelos professores como uma ferramenta auxiliar de ensino. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é que os estudantes de música de outras escolas e instituições do país vivenciem essa experiência do aprendizado musical em um ambiente gamificado.
O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds.
Discusão sobre post