Hóquei de Itaquera terá representante na Seleção Brasileira!

Fábio kodi- Wil- Professor Marco

Fábio kodi- Wil- Professor Marco

Quando o professor de educação física Marco Antônio de Almeida, o Macoy, colocou em prática a modalidade de Hóquei in Line e Patinação nas quadras do Centro Esportivo José Bonifácio, equipamento administrado pela a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em julho de 2021, ele não imaginava que os “frutos viriam tão cedo”.

Isso porque, em fevereiro desse ano, a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) convocou o aluno do projeto, Wilson Santos, de 50 anos, para participar do Mundial 2022, na categoria masculina de veteranos.

“Eu estou muito feliz! Com a convocação, tive a certeza que esse projeto tem que continuar. Esse esporte é totalmente completo”, destaca Macoy. “A motivação de iniciar o projeto surgiu antes da pandemia. Percebi um notável aumento de pessoas praticando e grupos de patinadores se reunindo por todas as regiões de São Paulo. E nesses encontros as modalidades eram sempre individuais”, relembra.
REENCONTRO
O projeto, independente e sem fins lucrativos, conta com o apoio do ex-jogador de hóquei Fábio Kodi, do gestor do centro esportivo, Gentil, e dos voluntários Ricardo, Gebson, Eder, Meirielem, Tati e Leandro.

E foi através do Hóquei In Itaquera que Santos se reconectou com o esporte e voltou a treinar, após ficar seis anos longe das quadras devido a um acidente de moto.

“A convocação, pra mim, é um mérito incrível! O Macoy me convidou para participar do projeto e a galera me recebeu de braços abertos. Treino bastante com o professor Kodi – três vezes na semana – devido o meu condicionamento físico e idade. O jogo não vai ser fácil. Os veteranos dos outros países estão muito bem preparados”, observa Wilson.

DE SOROCABA PARA O BONIFÁCIO
Apesar dos 200 km entre a cidade de Sorocaba, onde reside, e o bairro de Itaquera, local do projeto, a distância não o impede de realizar os treinos de sexta a domingo.

“A distância é pequena, pois o hóquei é minha grande paixão. Eu me sinto um moleque nas quadras, e não com 50 anos de idade. Espero trazer o caneco para Itaquera, onde esse pessoal me recebeu tão bem. Vou levar a camisa do projeto para a Itália”, completa Wilson.

Vale lembrar que o Campeonato Mundial de Hóquei in Line – Categoria Veteranos – ocorrerá em Brunico, na Itália, entre os dias 30 de maio a 4 de junho.

SOBRE O PROJETO

O projeto é realizado no C.E. José Bonifácio, que fica na Rua Ana Perena, 110, Cohab 2, telefone 2521-3513. Atualmente são mais de 70 alunos entre 6 a 50 anos, tanto do público feminino quanto do masculino.

Por ser considerada uma modalidade esportiva de intensidade, rapidez e de invasão, o hóquei acabou sendo rotulado como uma prática de esporte violento e sem qualquer tipo de regras.
“Percebi que os iniciantes tinham medo da modalidade. Com isso comecei a desenhar o projeto e pensar em como incentivar as pessoas. Criei algumas regras e me atentei na arbitragem para manter a segurança e integridade das pessoas”, explica Macoy.

POUCO CONHECIDO

Segundo o instrutor Fábio Kodi, o Hockey Inline (ou Roller Hockey) não é um esporte muito popular no mundo e também pouco conhecido no Brasil. “A referência de imagem que as pessoas têm é a do Ice Hockey, que muitas pessoas acompanham através da National Hockey League – NHL – liga de hóquei no gelo composta por times profissionais dos EUA e do Canadá.
No Roller Hockey não é permitido o contato físico em excesso. Quando comparado com o Ice Hockey, conhecido como Check ou Crosscheck, isso faz com que a dinâmica do jogo seja diferente e com menos contato físico”, observa.

Por conta do esporte, os alunos são ensinados a ter o domínio da patinação e a proteger seu corpo contra as quedas. 
COMO PARTICIPAR

Para participar do projeto basta ter a carteirinha de sócio dos Centros Esportivos da SEME. Para isso, basta levar ao local de sua preferência o seu RG, duas fotos 3×4, comprovante de residência e fazer gratuitamente a sua carteirinha.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEME
Deusarina Santana

Sair da versão mobile