Os brasileiros estão, cada vez mais, atentos e interessados nos propósitos das empresas: cerca de 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito e 88% preferem comprar de marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços.
Estes dados são do Purpose Premium Index 2021, estudo realizado pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
Mas o que é o propósito? E qual a diferença em relação a missão? Bom, o propósito tem a ver com a motivação e a razão da empresa de existir e com o benefício que pode trazer para a melhoria e o aprimoramento do cliente, da sociedade e da economia onde está inserida. Diferente da missão, que tem a ver com as diretrizes que a empresa vai adotar para atingir um objetivo.
Na missão o negócio olha para fora, para o ambiente externo. Já o propósito olha para dentro e consolida a ideologia, os valores e a cultura organizacional.
Mas como definir qual o propósito da minha empresa, produto ou serviço? Abaixo seguem 3 dicas:
1 – Tenha clareza (busque conhecer e entender) de qual é a real contribuição da empresa para uma sociedade e um mundo melhor.
2 – Defina o que você quer alcançar com seu negócio, pensando neste “bem comum” e no negócio em si.
3 – Entenda qual é a sua entrega de valor ao cliente, ou seja, quais sentimentos a empresa gera nos clientes.
“Propósito – A mudança cultural do varejo” foi o tema da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que a CNDL e a FCDL-SP realizaram em maio. A 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista foi na cidade de Campos do Jordão (SP) e discutiu como os negócios podem cuidar melhor de seus propósitos, e usar isso em favor da longevidade e lucratividade da empresa.
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