Como planejar a abertura de uma empresa?

Por Eliane Cristina dos Santos Cunha – Consultora de Negócios do Sebrae

Por Eliane Cristina dos Santos Cunha – Consultora de Negócios do Sebrae

Por Eliane Cristina dos Santos Cunha – Consultora de Negócios do Sebrae

O primeiro trimestre de 2022 já terminou e muitas coisas podem não terem saído do papel ainda, não é mesmo? Será que em algum momento você pensou em ter um negócio e não iniciou ainda porque não sabe por onde começar?

Nesse artigo, tenho como objetivo ajudar a esclarecer alguns pontos importantes para que seu projeto saia da mente e o primeiro passo seja dado.

Quando falamos em planejamento, estamos nos referindo a organizar as ideias e colocá-las em prática para que os objetivos traçados possam se tornar real com a possibilidade de iniciar, acompanhar e buscar resultados positivos para que a empresa possa existir com o propósito de ser perene e competitiva diante no cenário que a cercará.

Um dos pontos mais importantes quando pensamos na abertura de um negócio, é identificar uma real oportunidade, qual a motivação você tem de sanar um problema existente ou ser um diferencial no mercado, qual o conhecimento prévio você já tem e quais os recursos necessários para que você possa iniciar um negócio próprio.

Normalmente, esses questionamentos poderão ser melhores traçados com o auxílio de um (Canvas), que consiste em uma ferramenta de gerenciamento estratégico, onde você pode esboçar um modelo de negócio detalhando a atividade principal, os parceiros chaves, qual o segmento de cliente, estrutura de custos, e quais serão os canais de atendimento.

Se essas informações ficarem claras e demonstrarem uma real oportunidade, será o momento ideal para iniciar um plano de negócios mais detalhado com estratégias de marketing, plano financeiro, estratégia operacional e detalhamento do público alvo, dentre outros aspectos importantes, que deverão ser descritos no papel antes de qualquer tomada de ação no sentido de abrir o negócio.

Todo esse planejamento inicial tem por objetivo minimizar os riscos e avaliar a oportunidade mais detalhadamente. Em qualquer momento desse planejamento, você também poderá contar com o apoio do Sebrae para te ajudar a analisar a viabilidade do negócio.

Outro aspecto importante é ficar atento ao comportamento empreendedor que poderá auxiliar nas decisões importantes que virão pela frente. Esse comportamento é composto de competências e habilidades que aumentam a probabilidade de sucesso em um negócio. Dentre elas, estão a busca de oportunidades, iniciativas e correr riscos calculados, que estão diretamente relacionadas ao que foi dito aqui.

Como disse no início, o objetivo do artigo é fazer com que você dê o primeiro passo para que sua ideia saia da mente e vá para o papel.  Muitas outras decisões virão pela frente, como por exemplo: que tipo de empresa abrir, que local, como serão divididas as tarefas, estruturação dos custos, dentre outras, de suma importância.

E, para isso, você deverá estar preparado para seguir em frente e não desistir no primeiro obstáculo. Portanto, seja resiliente e comprometido. Siga em frente e conte sempre com o Sebrae!

Sair da versão mobile