Um jovem itaquerense já é destaque na temporada 2022 da Fórmula Vee. Vinícius Brito acaba de conquistar o título de campeão da Copa ECPA Light, destinada a pilotos iniciantes, na competição de automobilismo disputada em Piracicaba (SP).
O garoto de 23 anos assegurou o título no dia 18 de junho, ao faturar a sua terceira vitória em três provas da Elite 2 (2ª bateria) da categoria Light, na pista do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).
Foi mais uma atuação perfeita. Nas três etapas disputadas, ele fez a pontuação máxima, com três vitórias, três poles positions, três voltas mais rápidas e ficou sempre na frente na primeira metade das provas, até a neutralização do safety car.
Com isso, Vinícius Brito abriu 27 pontos de vantagem na liderança. O segundo colocado, o mineiro Daniel Ribeiro, de Poços de Caldas, pode marcar no máximo mais 25 pontos na etapa final.
“Foi um desempenho excepcional para uma jovem promessa do automobilismo”, afirmou Flávio Menezes, diretor da FVee. “O Vinícius começou a competir no ano passado na Fórmula Vee Open, que é exclusiva para novatos. E aprendeu muito rápido. Em pouco tempo já está entre os principais pilotos da categoria”, observou.
“Eu me adaptei muito bem ao carro, consegui um bom acerto e procurei sempre ser o mais rápido possível”, disse o garoto de Itaquera. “Comecei a me dedicar ao automobilismo no ano passado e esse título certamente servirá como motivação para a sequência da minha carreira nas pistas”, disse o itaquerense.
SOBRE A FÓRMULA VEE
Ele agora segue os passos de grandes campeões. A Fórmula Vee é a categoria mais tradicional do automobilismo nacional. Começou a ser disputada no Brasil em 1967, quando Emerson Fittipaldi se tornou o primeiro campeão. Nos anos 1970, foi a vez de Nelson Piquet se destacar, ao conquistar o título da Fórmula Super V, que foi uma evolução da FVee.
Além de Emerson e Piquet, outros grandes campeões mundiais da Fórmula 1 iniciaram a carreira na FVee, como o austríaco Niki Lauda e o finlandês Keke Rosberg.
A Fórmula Vee é hoje a categoria mais popular do automobilismo mundial, praticada em cerca de 20 países. Os carros seguem o conceito original de sua criação nos anos 1960, com uso de peças originais Volkswagen e baixo custo de manutenção e competição.
“A FVee é a categoria mais barata para competir em carros de fórmula no Brasil”, diz o diretor Flávio Menezes. “Por isso, abrimos oportunidades a um maior número de pilotos, que começam a competir e têm o sonho de fazer carreira no automobilismo, como é o caso do Vinícius Brito.”
ACOMPANHE
Além das provas no ECPA, a Fórmula Vee disputa o Campeonato Paulista em Interlagos. Para saber mais e como começar a competir na categoria, acesse www.fvee.com.br.
Resultado da categoria Light da Elite 2 da 3ª etapa da Copa ECPA de FVee:
- Vinícius Brito, 21min26s998
- JR Principessa, a 10s661
- Daniel Ribeiro, a 11s221
Classificação da Elite 2 Light após a 3ª de 4 etapas:
- Vinícius Brito – 75 pontos
- Daniel Ribeiro – 48
- Douglas Taranto – 40
- André Américo – 31
- JR Principessa – 20
Discusão sobre post