Chegamos ao final de mais um ano, e o sentimento que fica para o itaquerense é que o tempo passou e as principais demandas do bairro não foram realizadas. A equipe de jornalismo do Grupo Desenvolve Itaquera elencou e fez um resumo dos principais problemas de acordo com as demandas recebidas em nossos canais de comunicação ao longo deste último ano.
SISTEMA VIÁRIO BINÁRIO
Um bairro sem um sistema viário que ajude a escoar as mercadorias e as produções em larga escala não é atrativo para grandes investidores. Embora Itaquera tenha o privilégio de estar cercada por importantes eixos viários, não tem os olhares das grandes corporações devido a um sistema viário ultrapassado e inadequado. As ruas estreitas, na sua grande maioria, dificultam a passagem de grandes veículos. E, mais uma vez, a Rua Harry Dannemberg segue como “coringa” para sanar esta questão. É através dela que o mais importante projeto de sistema binário do bairro poderá ser viabilizado ao ligar a Rua Tomazzo Ferrara à Avenida Aricanduva. O sistema binário também poderia ser implantado nas ruas São Teodoro e Augusto Carlos Bauman. Nestes dois casos, sem a necessidade de desapropriações, pois a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem à disposição ruas paralelas para disponibilizar uma mão de ida e outra de volta. A melhora do sistema viário também é uma luta das entidades NDI e CDLI.
SUBPREFEITURA
O Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera (NDI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) estão em cima para que o atendimento da Subprefeitura Itaquera retorne ao seu antigo endereço: a Rua Gregório Ramalho. O espaço era da administração municipal, mas foi transferido para a Secretaria Municipal da Cultura, para uma grande obra que acabou sendo embargada através de Ação Judicial com demolição. Ou seja: um elefante branco que ninguém chega a uma decisão. Segundo as entidades, o que se gasta atualmente com aluguel poderia facilmente ser investido em uma obra, ajudar na revitalização do centro de Itaquera e centralizar todos os setores administrativos em um prédio só. Até a biblioteca poderia estar nesta estrutura. E teria até espaço para solucionar a falta de vagas para carros com a construção de um estacionamento no local, com dois subsolos. Quase um quarteirão abandonado na área central mais valorizada de Itaquera.
Durante o ano, a chama da esperança foi acendida pela subprefeita de Itaquera, Silvia Regina, que esteve vistoria no local junto com tecnicos da prefeitura para verificar a viabilidade do retorno do equipamento para o centro de Itaquera.
POLICIAMENTO
Os itaquerenses querem um bairro seguro. Por isso as entidades não medem esforços para que a região tenha mais efetivo e rondas durante o dia e a noite. E até ajuda através de local para abrigar os policiais foi destinada. Um caso clássico é a eterna vontade do comando em desativar a base da Rua Tomazzo Ferrara, no centro de Itaquera, na qual os comerciantes locais ajudam em sua manutenção. Outra situação é a base da Rua Américo Salvador Novelli, construída pelas entidades com blindagem e que não é usada por falta de efetivo.
Esta última por sua vez, através da articulação de entidades como a CDL Itaquera, Conseg Itaquera e NDI, chegou bem perto de voltar a atividade, após sinalização do comando da possibilidade de usar a base.
Até mesmo uma reforma foi iniciada, porém foram paralizadas após reposta negativa de reativação pelo comando da Policia Militar.
CORREDORES
Os Corredores de Ônibus Líder e Itaquera são o reflexo da falta de planejamento quanto à sua realização. Ao longo deste processo foram feitos e refeitos diversos pontos do percurso, um descaso com o dinheiro público. Sem os repasses de verbas do PAC (Governo Federal), o que se vê ao longo dessas ligações é um misto de abandono com falta de zeladoria. Principalmente na altura da Cohab I, quando há um bloqueio da pista e um desvio extremamente perigoso porque está sem iluminação e completamente abandonado. Ao longo do percurso o que se vê é muito mato, entulho e placas quebradas. O trecho que corresponde à Subprefeitura Itaquera foi entregue, mas o projeto no seu todo continua incompleto. Recentemente o local abandonado onde deve ser instalado um terminal de ônibus, foi limpo e cercado. Será que em 2023 esta promessa de Copa sai?
ENCHENTES
As enchentes não dão trégua em vários pontos dos distritos. Um problema recorrente e que se estende há décadas sem uma solução definitiva. Entre os endereços estão a região central de Itaquera. O bairro precisa de projetos específicos que ajudem comerciantes e moradores a não terem mais prejuízos financeiros e emocionais cada vez que chove. Os transtornos vão além, quando os proprietários deixam de fazer a manutenção de seus imóveis e os empresários não fazem investimentos que poderiam ajudar na geração de emprego e estimular o comércio local, atrasando diretamente o desenvolvimento. Então, qual é a melhor solução? Construir piscinões, barreiras de contenção ou expandir a rede pluvial. Não temos a resposta, mas uma certeza, esta entrando um novo ano e não apareçe uma solução definitiva para as enchentes
TERMINAL DE ÔNIBUS
A obra do terminal de ônibus anexa ao Metrô Itaquera, que primeiro era para ser uma rodoviária entregue em 2014, mas que depois virou apenas a extensão da parada existente, está servindo para desvalorizar o entorno e para acumular água e sujeira. A obra está lá, parada desde a abertura da Copa, com intervenções muito raras. É um empurra-empurra de para e volta que a reportagem vem acompanhando há anos. Mais dinheiro dos cofres públicos jogado fora.
Dá para ver as estruturas se perdendo com o tempo devido a degradação. Sem contar na falta de segurança porque não há iluminação. Sendo um dos terminais mais importantes da Zona Leste, Itaquera precisa que esta obra seja finalizada com urgência.
A demanda de passageiros cresce a cada ano e o terminal atual já trabalha na sua capacidade máxima há muito tempo.
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