História sem fim

Que tudo se realize no ano que vai nascer!

Chegamos ao final de mais um ano, e o sentimento que fica para o itaquerense é que o tempo passou e as principais demandas do bairro não foram realizadas. A equipe de jornalismo do Grupo Desenvolve Itaquera elencou e fez um resumo dos principais problemas de acordo com as demandas recebidas em nossos canais de comunicação ao longo deste último ano.

SISTEMA VIÁRIO BINÁRIO

O binário deve atravessar a Avenida Líder sentido Parque do Carmo

Um bairro sem um sistema viário que ajude a escoar as mercadorias e as produções em larga escala não é atrativo para grandes investidores. Embora Itaquera tenha o privilégio de estar cercada por importantes eixos viários, não tem os olhares das grandes corporações devido a um sistema viário ultrapassado e inadequado. As ruas estreitas, na sua grande maioria, dificultam a passagem de grandes veículos. E, mais uma vez, a Rua Harry Dannemberg segue como “coringa” para sanar esta questão. É através dela que o mais importante projeto de sistema binário do bairro poderá ser viabilizado ao ligar a Rua Tomazzo Ferrara à Avenida Aricanduva. O sistema binário também poderia ser implantado nas ruas São Teodoro e Augusto Carlos Bauman. Nestes dois casos, sem a necessidade de desapropriações, pois a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem à disposição ruas paralelas para disponibilizar uma mão de ida e outra de volta. A melhora do sistema viário também é uma luta das entidades NDI e CDLI.

 

SUBPREFEITURA

Projeto arquitetônico do que seria o Centro Cultural de Itaquera – FOTO:Divulgação

O Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico de Itaquera (NDI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) estão em cima para que o atendimento da Subprefeitura Itaquera retorne ao seu antigo endereço: a Rua Gregório Ramalho. O espaço era da administração municipal, mas foi transferido para a Secretaria Municipal da Cultura, para uma grande obra que acabou sendo embargada através de Ação Judicial com demolição. Ou seja: um elefante branco que ninguém chega a uma decisão. Segundo as entidades, o que se gasta atualmente com aluguel poderia facilmente ser investido em uma obra, ajudar na revitalização do centro de Itaquera e centralizar todos os setores administrativos em um prédio só. Até a biblioteca poderia estar nesta estrutura. E teria até espaço para solucionar a falta de vagas para carros com a construção de um estacionamento no local, com dois subsolos. Quase um quarteirão abandonado na área central mais valorizada de Itaquera.
Durante o ano, a chama da esperança foi acendida pela subprefeita de Itaquera, Silvia Regina, que esteve vistoria no local junto com tecnicos da prefeitura para verificar a viabilidade do retorno do equipamento para o centro de Itaquera.

 

POLICIAMENTO

Os itaquerenses querem um bairro seguro. Por isso as entidades não medem esforços para que a região tenha mais efetivo e rondas durante o dia e a noite. E até ajuda através de local para abrigar os policiais foi destinada. Um caso clássico é a eterna vontade do comando em desativar a base da Rua Tomazzo Ferrara, no centro de Itaquera, na qual os comerciantes locais ajudam em sua manutenção. Outra situação é a base da Rua Américo Salvador Novelli, construída pelas entidades com blindagem e que não é usada por falta de efetivo.
Esta última por sua vez, através da articulação de entidades como a CDL Itaquera, Conseg Itaquera e NDI, chegou bem perto de voltar a atividade, após sinalização do comando da possibilidade de usar a base.
Até mesmo uma reforma foi iniciada, porém foram paralizadas após reposta negativa de reativação pelo comando da Policia Militar.

 

CORREDORES

Os Corredores de Ônibus Líder e Itaquera são o reflexo da falta de planejamento quanto à sua realização. Ao longo deste processo foram feitos e refeitos diversos pontos do percurso, um descaso com o dinheiro público. Sem os repasses de verbas do PAC (Governo Federal), o que se vê ao longo dessas ligações é um misto de abandono com falta de zeladoria. Principalmente na altura da Cohab I, quando há um bloqueio da pista e um desvio extremamente perigoso porque está sem iluminação e completamente abandonado. Ao longo do percurso o que se vê é muito mato, entulho e placas quebradas. O trecho que corresponde à Subprefeitura Itaquera foi entregue, mas o projeto no seu todo continua incompleto. Recentemente o local abandonado onde deve ser instalado um terminal de ônibus, foi limpo e cercado. Será que em 2023 esta promessa de Copa sai?

 

ENCHENTES

As enchentes não dão trégua em vários pontos dos distritos. Um problema recorrente e que se estende há décadas sem uma solução definitiva. Entre os endereços estão a região central de Itaquera. O bairro precisa de projetos específicos que ajudem comerciantes e moradores a não terem mais prejuízos financeiros e emocionais cada vez que chove. Os transtornos vão além, quando os proprietários deixam de fazer a manutenção de seus imóveis e os empresários não fazem investimentos que poderiam ajudar na geração de emprego e estimular o comércio local, atrasando diretamente o desenvolvimento. Então, qual é a melhor solução? Construir piscinões, barreiras de contenção ou expandir a rede pluvial. Não temos a resposta, mas uma certeza, esta entrando um novo ano e não apareçe uma solução definitiva para as enchentes

 

TERMINAL DE ÔNIBUS

A obra do terminal de ônibus anexa ao Metrô Itaquera, que primeiro era para ser uma rodoviária entregue em 2014, mas que depois virou apenas a extensão da parada existente, está servindo para desvalorizar o entorno e para acumular água e sujeira. A obra está lá, parada desde a abertura da Copa, com intervenções muito raras. É um empurra-empurra de para e volta que a reportagem vem acompanhando há anos. Mais dinheiro dos cofres públicos jogado fora.
Dá para ver as estruturas se perdendo com o tempo devido a degradação. Sem contar na falta de segurança porque não há iluminação. Sendo um dos terminais mais importantes da Zona Leste, Itaquera precisa que esta obra seja finalizada com urgência.
A demanda de passageiros cresce a cada ano e o terminal atual já trabalha na sua capacidade máxima há muito tempo.

Sair da versão mobile