O objetivo de qualquer empresa é obter bons resultados, não é mesmo? Porém, para chegar a esse ponto é necessário saber como formar equipes de alta performance e, nesse sentido, percorrer um longo e ousado caminho.
Nessa trajetória, um dos pontos essenciais é o desenvolvimento dos colaboradores, que são ativos valiosos e os verdadeiros diferenciais competitivos de sua organização. Devido a essa grande importância, trabalhar continuamente a melhoria dos times é fundamental.
Pensando nisso, apresento abaixo, os principais requisitos que devem nortear as suas ações para formar uma equipe de alta performance em 2023.
Nº1 – Dê autonomia aos colaboradores.
Para formar equipes de alta performance é indispensável oferecer autonomia aos colaboradores, pois, para as pessoas se desenvolverem, elas precisam estar preparadas para tomar decisões importantes.
Entretanto, antes de chegar a esse ponto, é necessário ir estimulando as pessoas a terem autonomia, demonstrando os resultados e a responsabilidade por seus atos. Mas para você dar autonomia, você precisa confiar. Sem confiança, você nunca estará minimamente tranquilo em dar autonomia às pessoas. E para isso, você precisa construir esta confiança no dia a dia. Isso permitirá mais abertura e aumentará as possibilidades de participação dos times em diferentes ocasiões, criando profissionais mais maduros e de sua confiança.
Nº 2 – Desafie sua equipe.
Os profissionais tendem, de modo geral, a se beneficiar quando a empresa oferece propósitos claros e estímulos específicos (de acordo com as especificidades de cada organização) para produzir mais e melhor. Essa é uma maneira eficiente de tirá-los da sua zona de conforto e extrair o que eles têm de melhor.
Sendo assim, estimule-os a fazer os processos de formas diferentes, encoraje ideias inovadoras e, até mesmo, faça competições saudáveis entre as equipes. Lembre-se de que criar um ambiente desafiador é um dos papéis do gestor rumo à formação de uma equipe preparada para atingir resultados superiores.
Nº3 – Faça avaliações de desempenho.
Para desenvolver uma equipe de alta performance é preciso que os colaboradores entendam onde estão e onde devem chegar. Para cumprir esse propósito, é altamente recomendável fazer avaliações periódicas de desempenho.
Esse é um momento para avaliar o que tem e o que não tem dado resultados. Nesse processo, é imprescindível que os bons profissionais sejam motivados a manterem seus altos níveis de excelência e os colaboradores que ainda não estão atendendo às expectativas devem receber sinalizações claras acerca dos pontos a melhorar.
Para melhores resultados, as avaliações devem ser feitas de forma efetiva a cada 1 ano. Porém, nada impede que conversas esporádicas direcionem cada membro da equipe sobre os rumos do seu trabalho, pois são mais rápidas e objetivas, trazendo resultados de forma imediata.
Nº 4 – Estimule o engajamento do time.
Uma das missões de um líder é engajar a sua equipe e trazê-la para o seu lado.
Sendo assim, o gestor deve trabalhar continuamente a comunicação com os colaboradores, informando sobre os novos projetos, objetivos e resultados da empresa, a fim de demonstrar que todos fazem parte disso. Fora isso, é fundamental manter um diálogo aberto para que o time se sinta confiante e seguro sobre as tarefas e funções a serem desempenhadas.
Conte com o Sebrae para lhe apoiar na sua jornada empreendedora. Entre em contato conosco pelos números 11 2010-2500 e 11 2025-5560 e conheça nossas soluções.
Discusão sobre post