No dia 25 de janeiro, foi inaugurado na Vila Prudente o monumento “Marco da Paz”, na esquina da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello com a Rua Pinheiro Guimarães, local com grande circulação de pessoas.
A história da instalação do monumento começou quando o Grupo São Cristóvão Saúde recebeu a visita da “Comissão do Marco da Paz”, representada pelo coordenador de implantação, Wagner Ubeda, que apresentou o projeto, que consiste em disseminar a paz no universo.
A ideia surgiu em meados da II Guerra Mundial, período no qual o mundo foi abalado pela dor, destruição, fome e sofrimento, amargando seis longos anos.
ORIGEM
Historicamente, um menino – na época com apenas 8 anos de idade – ao ouvir os sinos que ecoavam por toda a Europa, anunciando o fim da Guerra, correu em uma praça na Itália e reuniu diversas pessoas que gritavam: “Paz, paz, paz”.
Despertava ali a intenção de criar algo que cativasse os povos e levasse pelo mundo o caminho da paz. Cinco décadas depois, o sonho daquele menino foi transformado no Monumento “Marco da Paz”, representado por um sino e o arco com a pomba.
A peça foi idealizada por Gaetano Brancatti Luigi, membro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e hoje encontra-se presente no Brasil em três cidades paulistas e no exterior, em países como México, Argentina, Uruguai e China.
Agora, o bairro de Vila Prudente e seus moradores tiveram o privilégio de receber esse monumento histórico, tendo o apoio do São Cristóvão Saúde, por ser um dos valores no qual o Grupo preconiza.
O espaço escolhido foi a esquina da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello com a Rua Pinheiro Guimarães, local com grande circulação de pessoas. A inauguração do monumento que representa o Marco da Paz aconteceu no dia 25 de janeiro, data em que a cidade de São Paulo comemorou 469 anos.
INAUGURAÇÃO
Na ocasião, estavam presentes moradores, entidades e autoridades, incluindo o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, engenheiro Valdir Pereira Ventura, que também é Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo e Membro do Rotary Club. Ventura, acompanhado da esposa e Diretora do CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde), Paulete Nicolino de Freitas Ventura, fez questão de prestigiar esse relevante marco para a memória da região.
“Temos muito orgulho em apoiar um projeto histórico, cujo principal objetivo é difundir a paz mundial. Parabéns Associação Comercial de São Paulo, Instituto Marco da Paz e Vereadora Edir Sales, pela implantação desse projeto e por contar com o São Cristóvão Saúde nessa importante inauguração. Não poderia deixar, também, de parabenizar nossa querida e respeitosa cidade, São Paulo, pelos seus 469 anos de muita história, tradição, amor e acolhimento ao próximo, assim como nós, do Grupo São Cristóvão Saúde”, finalizou Ventura.
Discusão sobre post