A forte chuva que atingiu Itaquera no último domingo (29), durante a tarde, deixou vários pontos da região alagados. De acordo com Centro de Gerenciamento da Capital, após mais uma tarde quente, com temperatura máxima que chegou aos 30 graus em média, a combinação do calor com a entrada da brisa marítima favoreceu a formação de áreas de instabilidade que provocaram chuva em forma de pancadas fortes, acompanhadas de trovoadas e fortes rajadas de vento, de quase 60 Km/h que provocaram enxurradas repentinas e o transbordamento de rios e córregos.
A Zona Leste foi a região mais castigada com volumes próximos dos 100mm em Itaquera, Itaim Paulista e Guaianases. Por volta das 18 horas, quando a situação foi normalizada, o que se viu foi um cenário de tristeza e de destruição.
A Subprefeitura Itaquera emitiu comunicado lamentando os transtornos causados pela chuva e informando que havia reforçado o número de equipes de zeladoria. Enquanto equipes cuidavam da limpeza, profissionais da Defesa Civil visitavam as residências e orientavam as pessoas sobre procedimentos de segurança.
Trezentas e cinquenta e oito famílias foram afetadas pelas chuvas, elas estão sendo atendidas pelo CRAS – Itaquera com cestas básicas, cobertores, colchões, kit higiene e kit limpeza“. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) está realizando várias obras emergenciais na região e outras serão realizadas para que, em breve, não tenhamos mais esse tipo de problema”, informou a subprefeita de Itaquera, Silvia Regina.
Ela visitou os locais atingidos pela chuva junto à vereadora Sandra Tadeu e técnicos da Siurb. Os estragos só não foram maiores porque, segundo a subprefeita, “a água subiu rapidamente e também baixou rapidamente após parar de chover”. Na segunda-feira, ao final do dia, 240 toneladas de lama haviam sido retiradas das ruas.
AÇÃO SOCIAL
A situação das famílias atingidas pelas chuvas mobilizou dezenas de instituições que estão realizando uma campanha chamada “SOS Itaquera” para recolher doações. A Subprefeitura Itaquera também vai participar da ação sendo um dos pontos de coleta de doações. “Neste momento todos os esforços são válidos e agradecemos às instituições que estão fazendo parte desta importante campanha. A solidariedade une as pessoas principalmente em momentos tristes como este que estamos vivendo”, disse Silvia Regina.
Para ajudar as vítimas das chuvas em Itaquera entre em contato com uma das instituições abaixo ou, se preferir, leve sua doação a Subprefeitura Itaquera, localizada na Rua Augusto Carlos Bauman, 851. Informações pelo telefone: 2070-1664.
Parada XV – ONG Vilanova. Rua Ibiajara, número, 623. Contato: 95337-5999.
Vila Carmosina. Associação Universo do Aprender. Rua Cachineses Carmosina, 144. Contato: 98589-0446.
Conj. José Bonifácio – Garra Feminina. Rua Murmúrios da Tarde, 266 – Sala L. Contato: 2521-4667.
Jardim Helian – Associação de Moradores do Jardim Helian. Rua Edmundo Abreu, 44. Contato: 98013-9176.
Vila Progresso – ONG Transportando Esperança. Rua Laurentino Xavier dos Santos, 559. Contato: 2053-8004.
Vila Chuca – Instituto Ação Kadima Rua Serra do Ouro Branco, 13, Vila Chuca. Contato: (11) 97540-0687.
Jardim Cleide – Instituto Move. Rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97. Contato: (11) 4112-5990.
Centro de Itaquera – Refinaria Burger e Petiscos – Avenida Itaquera, 8.360.
Centro de Itaquera – Monarca Bar. Rua São Teodoro, 1.491, Itaquera – Instituto Somos. Rua Angeja, 300. Contato: 95104-4180.
Chácara Santo Antônio – AABV Rua Atucuri, 68. Contato: 9814-3145.
Discusão sobre post