Os temporais estão tirando o sossego dos moradores de Itaquera. A reportagem segue acompanhando os desdobramentos dos problemas causados pelas enchentes e também a situação emergencial da Rua Maria Andresa de Abreu, uma travessa da Rua Padre Viegas de Menezes.
Um grupo de moradores participou da reunião que aconteceu na Subprefeitura Itaquera, na última terça-feira, 7 de fevereiro, e alertou para o perigo de queda iminente de todas as árvores plantadas na margem do córrego Rio Verde.
Isso aconteceu depois do avanço das obras no local feitas pela Siurb. Para aumentar a vazão da água, a terra foi sendo retirada até que as árvores ficassem sem nenhum tipo de sustentação, com suas raízes à mostra.
Com as fortes chuvas, elas começaram a cair e as residências foram interditadas. Sem terem para onde ir e com medo de ficarem sem ajuda imediata da Prefeitura, moradores foram até a subprefeitura.
Diante da gravidade dos relatos, a subprefeita Silvia Regina, a vereadora Sandra Tadeu e técnicos da Siurb se dirigiram no mesmo dia até a Rua Maria Andresa de Abreu.
Segundo contou Aline Silva de Sá, que está em contato com a reportagem, a primeira árvore caiu no sábado, dia 4, pela manhã, e a segunda, à noite. Com a chuva de terça, 7, uma terceira não resistiu e veio ao chão horas depois da vistoria dos representantes municipais. À noite, Aline entrou novamente em contato informando que uma quarta árvore havia caído.
Entre as medidas emergenciais solicitadas pela vereadora e a subprefeita está a retirada imediata das árvores que restaram. A ação começou a acontecer nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro.
Discusão sobre post