Quando se tem um negócio é muito importante avaliar se o que está sendo vendido será suficiente para pagar as contas da empresa e se está sobrando algo ao final dessa venda. Para exemplificar melhor, você deverá saber: quais valores deverão ser calculados para que você tenha um preço coerente e para que se tenha lucro no final da operação.
O cálculo correto do produto e/ou serviço influenciará diretamente na decisão do cliente comprar o que sua empresa tem a oferecer ou não. O empresário deve trabalhar com a certeza de que o produto/serviço realmente esteja oferecendo o que foi ofertado, deve saber exatamente se está tendo lucro ou não e também deve ter conhecimento sobre os preços dos seus concorrentes.
Já quero adiantar que, sem as informações básicas sobre custos e despesas da empresa, você terá grande dificuldade em conhecer a margem de contribuição, bem como o lucro de cada produto ou serviço oferecido, e também terá dificuldade para calcular o preço ideal para negociar.
Muitas vezes o empresário baseia-se somente na concorrência, adotando estratégias para baixar o valor sem verificar que essa falta de critério pode acarretar em grandes prejuízos para o negócio.
Nesse artigo, esclareço a estrutura financeira necessária para que você saiba os aspectos importantes para uma formação adequada de preço.
Para que você consiga precificar corretamente, você deve conhecer os custos e despesas que estão envolvidos na estrutura da sua empresa. Para facilitar, chamaremos de despesas todo gasto que dá suporte às ações do negócio e custo todo gasto diretamente relacionado ao “negócio-fim” da sua empresa. Para que você tenha esses dados à mão, é importante que tudo seja anotado e classificado.
Tendo essas informações você precisará saber quanto almeja ter de lucro na transação do produto e/ou serviço, mas é claro que essa informação deverá levar em conta: o valor agregado, quanto o cliente está disposto a pagar, como estão os preços do concorrente e quais estratégias você utilizará naquele momento.
Mas tudo isso terá maior coerência se você souber calcular o mínimo que precisará cobrar para não ter prejuízo e, a partir daí, montar suas estratégias. Contabilize todos os custos e despesas envolvidas na sua empresa e qual a estratégia de lucro para deixar sua empresa competitiva no mercado.
O preço de venda ideal é aquele que vai cobrir o custo direto com a mercadoria, produto ou serviço, as despesas variáveis como impostos, comissões e taxas, as despesas fixas proporcionais e, além de tudo, garantir a obtenção de lucro líquido adequado.
Você também deverá conhecer o conceito de margem de contribuição, que quer dizer que a cada venda deverá sobrar algum dinheiro para que você possa cobrir os gastos fixos proporcionais da sua empresa. Imagine se, a cada venda efetuada, você já soubesse o quanto sobraria para poder pagar os gastos fixos e qual a quantidade mínima de vendas por mês seriam necessárias para cobrir todos os custos e despesas? Pensou?
O cálculo correto do preço é fundamental para um bom planejamento empresarial, pois proporcionará retorno do capital investido e dará competitividade para a empresa continuar no mercado.
Preço é muito importante, mas não esqueça que o cliente leva em consideração vários outros fatores para considerar sua empresa como uma opção de compra. Portanto, capriche nas estratégias, conheça e fale com os especialistas do Sebrae por meio da nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800-570-0800 ou em um dos nossos pontos de atendimentos e se capacite com os conteúdos oferecidos.
Discusão sobre post