A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e da SPObras, já finalizou os projetos para construção do BRT da Av. Aricanduva. Atualmente, estão em andamento as tratativas para a Audiência Pública referente a contratação das obras. Vencida esta etapa, a licitação será publicada.
Cerca de 1 milhão de paulistanos deverão ser beneficiados pelo empreendimento, principalmente os moradores do Carrão, Vila Matilde, Aricanduva, Cidade Líder, São Mateus, Parque do Carmo, São Rafael, Iguatemi, José Bonifácio e Cidade Tiradentes.
O futuro BRT é financiado pelo Banco Mundial. O valor total da iniciativa é de US$ 121,25 milhões, sendo US$ 97 milhões do Banco e US$ 24,25 milhões em contrapartidas da Prefeitura.
CONEXÃO COM CORREDOR RADIAL LESTE
O Corredor da Av. Aricanduva será uma peça fundamental para a rede de transporte público de São Paulo. Com 13,6 Km de extensão, seu trajeto terá início na intersecção da Avenida Radial Leste com a Avenida Aricanduva e segue acompanhando o traçado do Córrego Aricanduva, e posteriormente da Avenida Ragueb Chohfi, a partir do seu ponto de confluência da Av. Aricanduva, seguindo até a altura de onde se situa o Terminal São Mateus da EMTU, na altura da Praça Felisberto Fernandes da Silva.
Com sistema BRT (Bus Rapid Transit, ou Trânsito Rápido por Ônibus), o corredor terá cobrança desembarcada; pista com pavimento rígido (concreto) no canteiro central, onde será a faixa destinada aos ônibus, inclusive na faixa adicional de ultrapassagem na aproximação das paradas; e pavimento flexível (asfalto) para as demais faixas.
Tais características representam mais rapidez aos ônibus, com aumento da velocidade média dos ônibus, ganhos de tempos de viagem e redução de custos operacionais. Isto se reflete diretamente na qualidade da vida do usuário e maior conforto à espera da condução.
PAISAGISMO E CICLOVIA
Em ambos os lados do Córrego Aricanduva, entre as pistas sentido bairro e sentido centro da Av. Aricanduva, o projeto prevê a construção de ciclovia e passeio, que será totalmente revitalizado atendendo as normas de acessibilidade vigentes. Tudo isso fará do espaço uma área mais convidativa.
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