As empresas, independente do seu tamanho, faturamento ou do seu porte, têm em sua configuração a mesma base para administração. Isto quer dizer que as empresas são complexas e cada área da sua composição demandam muitas atividades. Saber administrar cada área e executar todas as suas atividades é o maior desafio do empresário. Vamos entender melhor quais são as áreas da empresa e falar de suas atividades.
A primeira área é a do planejamento. Nela temos atividades importantes como: busca de informação, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos.
Área de finanças é praticamente a alma do negócio – uma área que demanda muito controle e monitoramento. Suas principais atividades são: diário de caixa, fluxo de caixa, formação de preço de venda, demonstrativo de resultados (DRE), indicadores de lucratividade, rentabilidade, entre outros.
A área de marketing compreende as seguintes atividades: marketing digital (redes sociais, perfil de empresas no Google, plataformas de criação de conteúdo), marketing tradicional (visual merchandising, estratégias no ponto de venda, entre outros), atendimento ao cliente.
Área de pessoas tem como principais atividades o descritivo de cargos, recrutamento e seleção, treinamento, salários e benefícios, retenção de talento, diversidade e tantas outras.
A área que cuida dos processos tem atividades específicas: mapeamento de processos, fluxos, produtividade.
Área de operações cuida de atividades como: layout da empresa (arranjo físico), capacidade produtiva, necessidade de pessoal.
A área das estratégias, principal responsabilidade dos empresários, tem como atividades: análise interna da empresa, análise externa, planejamento estratégico, plano de ação.
Área de tecnologia: gerenciador financeiro, assistente virtual, aplicativos entre outros.
A área da inovação pensa em produtos, no atendimento, modelo de negócios.
Você anda dando conta diariamente de todas as áreas e atividades da sua empresa? Qualquer falha na administração delas pode comprometer os seus resultados.
Qualquer dúvida, procure o Sebrae SP.
Discusão sobre post