O Hospital Veterinário Público da Zona Leste, um dos quatro administrados pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), adota um novo modelo de atendimento para casos não emergenciais de cães e gatos.
Agora, o munícipe deverá fazer o agendamento presencialmente, toda terça-feira, das 14h às 16h, para atendimento na semana seguinte, mediante disponibilidade de vagas. A medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade, localizada no Tatuapé.
“O modelo, já implementado no hospital da zona norte, foi muito bem-recebido pelos usuários daquela unidade. Agora, visando oferecer maior comodidade aos tutores, entramos em fase de implantação do agendamento presencial também na unidade da Zona Leste”, esclarece Analy Xavier, coordenadora da Cosap.
UM ANIMAL PACIENTE POR VEZ
Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente; uma vez efetuado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos. O munícipe poderá agendar um paciente por vez para primeiro atendimento, e até dois pacientes por mês, respeitando o limite previsto em legislação de animais domésticos por domicílio.
Vale ressaltar que os casos de urgência e emergência nas unidades não necessitam de agendamento ou retirada de senha, o atendimento é feito por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
SERVIÇO À POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA
O serviço prestado pelos hospitais veterinários públicos é exclusivo à população de baixa renda residente na cidade de São Paulo.
“O serviço oferecido pela Prefeitura de São Paulo serve de referência para todo país. Infelizmente nem todos os demais municípios oferecem serviço similar ao nosso e muitos tutores se deslocam para a capital de forma equivocada, na expectativa de serem atendidos”, destaca Daniel Leite, diretor da Divisão de Hospitais Veterinários Públicos.
De acordo com dados da Cosap, em média 10% das pessoas que buscam os hospitais não moram em São Paulo, e 30% não se encaixam no critério de vulnerabilidade econômica, ou seja, não preenchem os requisitos para serem atendidos nesses equipamentos.
“Por lei, a responsabilidade pelos cuidados com a saúde e bem-estar dos animais é de seus tutores, por isso, ao oferecer assistência gratuita, a municipalidade prevê o atendimento para a população carente, que não teria acesso a serviços particulares”, reforça Leite.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O AGENDAMENTO
Para agendamento de consultas não emergenciais, o tutor não precisa levar o animal, porém se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica do cão ou gato, é indicado que o leve para avaliação.
Tanto no dia do agendamento quanto no dia do atendimento o tutor deve apresentar os seguintes documentos: Registro Geral do Animal (RGA), documento constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver.
O RGA é obrigatório por lei no município de São Paulo a todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses. O documento, que funciona como uma carteira de identidade para o animal de estimação, apresenta dados do pet e informações sobre o tutor.
SOLICITAÇÃO DO RGA
A carteirinha pode ser solicitada de forma online pelo Portal SP156 ou presencial em uma das praças de atendimento. Vale lembrar que as unidades localizadas na Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), nas Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) Butantã e Capela do Socorro, além das subprefeituras de São Miguel e Vila Prudente estão de portas abertas para emissão da carteirinha digital em livre demanda, já as demais funcionam mediante agendamento prévio. Mais informações podem ser acessadas pelo link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/PRACAS_DE_ATENDIMENTO_JUN_23(1).pdf
SERVIÇO
O Hospital Veterinário Público da Zona Leste fica na Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé.
O atendimento não emergencial é feito mediante agendamento às terças-feiras, das 14h às 16h. Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente;
Já o atendimento de urgência e emergência é feito de de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Documentos necessários para o atendimento: Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal; Comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal; Registro Geral do Animal (RGA); e Cartão/comprovante de programa social, se houver.
Discusão sobre post