Tradicional data para o varejo brasileiro no segundo semestre, o Dia das Crianças deve movimentar cerca de R$ 6,9 bi em todo o Estado de São Paulo. A expectativa é que 36% dos paulistas podem comprar algum tipo de presente, tendo um ticket médio de R$ 340.
É o que mostra a pesquisa de intenção de compra feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, SPC Brasil e Offerwise, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo – FCDL-SP.
O levantamento indica que, dentro do número de consumidores, cerca de 34% presenteiam porque gostam de ver as crianças felizes; 28% têm o costume de presentear as pessoas que gostam; e 17% consideram que é um gesto importante.
“O Dia das Crianças é uma data tradicional para o varejo do País e busca aquecer o movimento do comércio no segundo semestre. O período é um prelúdio de vendas para a Black Friday e Natal. Neste ano, as perspectivas para a data são de bom aquecimento no movimento comercial”, comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.
A pesquisa indicou que 49% dos entrevistados devem presentear os filhos; 39% os sobrinhos e 20% os afilhados. O consumidor pretende comprar em média dois ou três presentes; sendo calçados e roupas a primeira opção de compra, com 44%; logo em seguida vem as bonecas ou bonecos, com 42% de opção; em terceiro lugar os jogos de tabuleiro, marcando 26% de decisão; e, por último, carrinhos e afins, com 22%.
PAGAR COM PIX
Nas formas de pagamento para o Dia das Crianças, o Pix tornou-se o mais escolhido entre os consumidores, com 40% de escolha na pesquisa; logo em seguida o cartão de crédito marca sua posição com 37% de opção – dentro o número de parcelas, o consumidor pensa em dividir as compras em até quatro vezes. Dinheiro e cartão de débito fecham a lista com 33% e 32% de escolha, respectivamente.
O varejo físico deverá ser a primeira escolha de canal de compra pelos consumidores, com 81%. Dentro dessa opção, O shopping é o primeiro lugar de visitação do consumidor, seguido por lojas de departamento e lojas de rua/bairro.
Já as compras pela Internet caracterizam 37% dos compradores da data. Nesse universo, 70% das pessoas utilizarão os sites de varejistas internacionais, 68% de varejistas nacionais, 34% de sites de lojas de departamento, e 29% em sites de compra e venda de produtos novos ou usados.
“O comércio físico ainda se mantém na primeira posição nas intenções de compra devido a opção do consumidor levar a criança até a loja e deixá-la escolher o presente que deseja. Nessa situação, o lojista deve lançar mão de estratégias de decoração e atratividade para os pequenos”, finaliza o presidente.
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