A trajetória educacional da Escola Estadual Professora Emília de Paiva Meira é marcada por capítulos significativos que remontam ao seu início como Ginásio Estadual de Itaquera, em 1952, através da Lei 2.112, sob o governo de Lucas Nogueira Garcez.
Os 5 galpões de madeira erguidos no terreno do Grupo Escolar Alvares de Azevedo foram os primeiros alicerces.
A partir de 1954, um novo nome foi adotado, tornando-se o Ginásio Estadual Professora Emília de Paiva Meira, conforme decretado pelo governador Lucas N. Garcez.
Com o aumento da demanda estudantil, os galpões foram destinados ao Grupo Escolar, e o Ginásio mudou-se para a Chácara Sudan, Fundação Anita Pastore D’Ângelo, permanecendo lá até 1961.
Nesse ano, o Grupo Escolar Álvares de Azevedo mudou-se para um novo prédio na Vila Carmosina, deixando vago o antigo endereço, e o Colégio Estadual Professora Emília de Paiva Meira retornou às suas antigas instalações.
O processo de mudança continuou até 1966, quando a escola foi transferida para o prédio recém-inaugurado na Rua Ignácio Alves de Mattos, 281 (antiga Rua Zoraide).
Mais tarde, houve uma quarta troca de endereços entre a Escola Estadual Professora Emília de Paiva Meira e a Escola Álvares de Azevedo, para atender a demanda. Essa configuração permanece até hoje.
INICIATIVA
Na década de 1990, um grupo de ex-alunos reuniu-se pela primeira vez no restaurante Dona Concheta, em Itaquera, para relembrar os tempos de ginásio.
Essa semente floresceu em encontros anuais agora realizados na Churrascaria Aquarius Grill, também em Itaquera, com o intuito de reunir amigos dos anos 60 e 70, ampliando o convite para outras turmas e grupos de amigos comuns.
Esses encontros celebram uma amizade que ultrapassa os 60 anos e revivem as memórias das atividades culturais, esportivas e festivas da época.
O último encontro, ocorrido em 25 de novembro de 2023, foi um momento para reacender antigas amizades, compartilhar histórias e celebrar a rica história educacional da Escola Estadual Professora Emília de Paiva Meira.
Que essa jornada educacional continue inspirando e conectando ex-alunos por muitos anos.
Discusão sobre post