A Prefeitura de São Paulo está investindo 252,3 milhões de reais na ampliação do Terminal Itaquera. Este projeto, uma vez concluído, beneficiará cerca de 430 mil pessoas que utilizam o terminal diariamente, oferecendo mais comodidade, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
A fase 1 das obras atualmente em curso prevê a expansão do terminal existente, o que permitirá uma circulação mais rápida e eficiente dos ônibus, melhorando as condições de mobilidade para a população local. Além disso, um novo terminal de 36 mil metros quadrados será construído em uma área adjacente ao atual. Este novo terminal aumentará a capacidade para novas linhas de ônibus, atendendo a crescente demanda da região.
Uma característica importante deste novo terminal é a promoção da mobilidade multimodal, facilitando a integração com as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 – Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral).
No entanto, o projeto original do Terminal Itaquera não previa um terminal de ônibus urbano, mas sim um terminal rodoviário. Esse terminal rodoviário estava planejado para ser finalizado antes da Copa do Mundo de 2014, mas a obra ficou inacabada por anos. Durante este período, o local se tornou um grande piscinão, enchendo com as chuvas e criando um ambiente propício para a proliferação de doenças e vetores, como o mosquito da Dengue. Diversas reportagens do Jornal Desenvolve Itaquera destacaram esses problemas ao longo dos anos.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itaquera participou de uma reportagem na Rede Globo para expor os problemas do local. Apesar das melhorias prometidas com a nova expansão, as entidades CDL Itaquera e o Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável (NDI) ainda acreditam que um terminal rodoviário seria mais eficaz para a região do que um terminal de ônibus urbanos.
Essas entidades argumentam que um terminal rodoviário seria o primeiro da Zona Leste e que Itaquera, com sua posição geográfica privilegiada e acesso a importantes vias como a Rodovia Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Rodoanel e Marginal Tietê, poderia servir como um ponto estratégico de conexão entre o porto e o aeroporto, além de facilitar o transporte entre o interior e o litoral.
A discussão sobre o uso mais adequado para o terminal continua, enquanto a comunidade aguarda as melhorias imediatas prometidas pelo projeto atual. A ampliação do terminal é vista como um passo positivo, mas o debate sobre a melhor solução para a mobilidade em Itaquera está longe de ser resolvido.
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