Durante visita ao bairro, o prefeito Ricardo Nunes recebeu de representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDL Itaquera) um documento que contém algumas das principais demandas que podem mudar o rumo de Itaquera, principalmente quando se tratar de geração de emprego e mobilidade.
O Jornal Desenvolve Itaquera teve acesso ao documento e vai destacar as propostas passadas à Prefeitura.
PISCINÕES
O bairro precisa dos projetos de construção de dois piscinões para o escoamento do Córrego do Rio Verde e do Córrego Jacu.
Segundo o documento, eles poderiam ajudar na contenção da água antes dela chegar aos referidos córregos, evitando refluxo e alagamentos em alguns endereços”.
A Rua Padre Viegas está entre os endereços que mais sofrem. Basta chover para o Córrego do Rio Verde transbordar.
Na prática, o piscinão trabalha da seguinte forma: a água da chuva escorre para o reservatório por meio da rede de drenagem do entorno da praça. À medida que a água aumenta as bombas são ligadas de forma gradual. A água é liberada conforme a capacidade do Córrego do Rio Verde.
BINÁRIO
Na proposta da CDL Itaquera, a Rua Harry Dannemberg segue como “coringa” para sanar a questão. “Isso porque é através dela que o mais importante Projeto de Sistema Binário do bairro poderá ser viabilizado, ao ligar a Rua Tomazzo Ferrara à Avenida Aricanduva.”
De acordo com a entidade, o Sistema Binário também poderia ser implantado nas ruas São Teodoro e Augusto Carlos Bauman. Nestes dois casos, sem a necessidade de desapropriações, pois a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tem à disposição ruas paralelas para disponibilizar uma mão de ida e outra de volta.
SEDE DA SUBPREFEITURA
O Núcleo de Desenvolvimento Econômico de Itaquera (NDI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) estão empenhados para que o atendimento da Subprefeitura Itaquera retorne ao seu antigo endereço: a Rua Gregório Ramalho.
O prédio era da administração municipal, mas foi transferido para a Secretaria Municipal da Cultura com a proposta de virar um centro cultural. Problemas na execução do projeto fizeram com que a obra fosse embargada através de Ação Judicial com demolição.
Um elefante branco que ninguém chega a uma decisão. Segundo as entidades, o que se gasta atualmente com aluguel poderia facilmente ser investido em obras, na revitalização do centro de Itaquera e, até, mesmo, centralizar todos os setores administrativos em um prédio só.
O projeto conta, inclusive, com estacionamento para solucionar a falta de vagas para carros com a construção de dois subsolos.
INCENTIVOS FISCAIS PELA LEI 15.413/2011
Desde 2004, o município de São Paulo legisla no sentido de desenvolver a Zona Leste da cidade através da criação do Programa de Incentivos Seletivos, que se utiliza da concessão de incentivos fiscais para investidores que realizem qualquer modalidade de “despesa efetivamente comprovada com a geração e manutenção de empregos, implantação, expansão ou modernização de empresas ou de empreendimentos industriais, comerciais e de serviços na área referida” (parágrafo único, do art. 2º, do Decreto Nº. 45.013, de 15 de julho de 2004, que regulamenta a Lei nº 13.833, de 27 de maio de 2004).
O prazo para entrar no programa dos benefícios fiscais foi encerrado em 2019. A CDL Itaquera entende ser necessário reativar a lei.
A ideia é fazer da região um polo atrativo para grandes marcas e, desta forma, gerar emprego e renda. Todos os dias, moradores se deslocam para a Zona Sul, área da cidade com mais empresas, comércios e oportunidades.
TERMINAL RODOVIÁRIO
A Prefeitura retomou em 2024 a obra para ampliação do Terminal Satélite Itaquera. O projeto promete oferecer mais comodidade, conforto e segurança aos usuários do transporte público, além de melhorar as condições de mobilidade para a população local. A fase 1 já está em andamento.
No entanto, o projeto original previa a construção de um terminal rodoviário, que deveria ter sido finalizado antes da Copa do Mundo de 2014. Mas a obra ficou inacabada por anos, transformando-se em um grande piscinão que enchia com as chuvas.
Após a retomada da obra do terminal de ônibus, a discussão sobre o projeto original veio à tona na região. Entre as argumentações é que uma rodoviária em Itaquera, sendo a primeira da Zona Leste, posicionaria a região como um ponto estratégico devido à sua localização central, com acesso ao rodoanel e vias que levam ao litoral, interior, porto e aeroporto.
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