Comércio deve registrar forte movimento nos dias que antecedem a data, mas consumidores devem ficar atentos para evitar prejuízos no orçamento
Com a aproximação do Dia dos Pais, o comércio se prepara para receber 12,9 milhões de consumidores que pretendem fazer as compras na última hora. Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil e a empresa Offerwise.
Segundo o levantamento, 38% dos entrevistados afirmaram que pretendem realizar as compras na primeira semana de agosto, enquanto 12% só irão às compras na véspera da data comemorativa. Ao todo, a expectativa é que 106,3 milhões de brasileiros presenteiem seus pais em 2025, movimentando R$ 27,13 bilhões no varejo e nos serviços.
Planejamento evita gastos excessivos
Apesar da tradição de deixar para a última hora, a prática pode ser prejudicial para o bolso do consumidor. De acordo com o presidente da CNDL, José César da Costa, é fundamental estabelecer um limite de gastos mesmo em situações de pressa:
“Na última hora o consumidor encontra lojas mais cheias, o que dificulta as negociações e também o processo de pesquisa de preços. O recomendado é, mesmo na pressa, estabelecer um limite de gastos para não atrapalhar o orçamento”, alerta o presidente da CNDL.
A recomendação é pesquisar preços com antecedência, evitar parcelamentos longos e preferir formas de pagamento que não comprometam o equilíbrio financeiro das famílias.
Sobre a pesquisa
-
Realização: CNDL, SPC Brasil e Offerwise
-
Coleta: 30 de junho a 7 de julho de 2025
-
Amostra total: 910 casos
-
Amostra com intenção de compra: 600 casos
-
Margem de erro: 3,3 p.p. (geral) e 4,0 p.p. (intenção de compra)
-
Público-alvo: consumidores maiores de 18 anos nas 27 capitais brasileiras
Sobre a CNDL
Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) representa o maior sistema de defesa do varejo no país, reunindo CDLs, FCDLs, SPC Brasil e CDL Jovem. Representa mais de 500 mil empresas responsáveis por 7 milhões de empregos, movimentando R$ 600 bilhões por ano — 17% do PIB do setor.
Sobre o SPC Brasil
Com mais de 60 anos de atuação, o SPC Brasil é um dos maiores bureaus de crédito da América Latina, com 232 milhões de CPFs, 57 milhões de CNPJs e 120 milhões de consultas mensais. Atua com soluções em crédito, identidade digital e inteligência de mercado.
Sobre a Offerwise
A Offerwise atua há mais de 17 anos no setor de pesquisa de mercado, com o maior painel da América Latina e presença nos EUA. Seu modelo próprio de recrutamento e tecnologia avançada garante amplitude e profundidade nas análises de comportamento do consumidor.