Estudantes da Fatec Zona Leste criam sistema que amplia autonomia de pessoas com deficiência visual
O SecondVision é o novo sistema assistivo desenvolvido por alunos da Fatec Zona Leste com o objetivo de aumentar a autonomia de pessoas cegas e com baixa visão. A solução utiliza visão computacional, Internet das Coisas e inteligência artificial para interpretar textos em placas e identificar obstáculos, enviando todas as informações ao usuário por meio de áudio no celular.
O equipamento funciona por meio de uma câmera acoplada a um colete, conectada a um sistema em nuvem que processa imagens em tempo real. Dessa forma, o usuário recebe alertas sobre risco de colisão, irregularidades no piso ou presença de veículos, caminhando com mais segurança mesmo em locais desconhecidos.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Gustavo Mendes Ventieri, Pedro Fernandes Araújo e Tiago Bryan Ramos de Oliveira, com orientação dos professores Jeferson Roberto Lima e Rogério Costa. Eles destacam que pessoas com deficiência visual apresentam taxa de mortalidade 89% maior do que indivíduos com outras deficiências, o que evidencia a necessidade de iniciativas como essa.
Para garantir acessibilidade econômica, os estudantes também criaram um estojo protetor impresso em 3D, reduzindo custos de produção. O SecondVision foi apresentado na 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, reforçando a relevância do trabalho no ecossistema de inovação do estado.
Além de promover inclusão, o sistema está alinhado aos ODS 3, 8 e 10 da ONU, que tratam de saúde, trabalho digno e redução das desigualdades.











Discusão sobre post