O Desenvolve Itaquera volta a falar do grave problema do descarte irregular de entulho nas margens do Córrego Jacu, principalmente na altura do CEU Azul da Cor do Mar, na Avenida Jacu-Pêssego. Entramos em contato com a Subprefeitura Itaquera para saber o que pode ser feito para solucionar o problema, e pasta municipal respondeu o seguinte:
“A Subprefeitura Itaquera informa que tem realizado, com regularidade, limpeza e manutenção do córrego citado. Informa também que tem realizado ações no entorno de combate ao descarte irregular por meio de palestras em escola e instalação periódica, no final de semana, do Programa Descarte Correto – que conta com estrutura de ecoponto móvel, na Avenida André Cavalcanti, altura do CEU Azul da Cor do Mar.
A Subprefeitura Itaquera informa também que dias antes de a estrutura ser montada, equipe formada por orientadores ambientais visitam as ruas do entorno para informar e orientar a população sobre o descarte correto.
A Subprefeitura Itaquera acredita que o combate ao descarte irregular é uma luta de todos e conta com o apoio da população denunciado esse tipo de prática”, pontua a nota.
No trecho citado pela reportagem nota-se uma grande quantidade de objetos deixados de forma contínua, tornando local um “ponto viciado” para esta prática. Tem de tudo: madeiras, restos de materiais de construção, compensados, plásticos e até lixo.
O impacto ambiental é grande e sério. Além de poluir as margens, como o terreno é inclinado, é muito fácil que os objetos caiam no córrego. E aí entra em cena outro grave problema: a obstrução da passagem da água. Vale destacar também que as chuvas de verão estão chegando. Se a situação não mudar, já se prever um problema sério relacionado a enchentes e outros danos.
Discusão sobre post