Dr. Roberto Manna, presidente da CDLI e do NDI em reunião com o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, e a coordenadora de projetos Cristiane
A sede das Entidades Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) e do Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI), na Rua Américo Salvador Novelli, 243, foi palco da apresentação do projeto BRT Perimetral Leste, que passará pela Avenida Jacu-Pêssego. Na ocasião, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, e a coordenadora de projetos Cristiane Diaz, fizeram uma explanação geral do que será esta ligação e responderam as dúvidas de quem estava presente.
O QUE É
Para quem não sabe, BRT na verdade significa ônibus de trânsito rápido, onde os veículos trafegam dentro de um espaço exclusivo, oferecendo um serviço mais qualificado para atender a demanda. Considerado um modelo de transporte moderno, o BRT que passará pela Avenida Jacu-Pêssego será feito em pista de concreto.
“Vamos usar parte do viário já existente. É um modelo seguro de transporte, mais econômico e com várias inovações nas plataformas, quanto a cobrança de tarifa, as informações sobre a localização dos veículos, com vantagens em cruzamentos, enfim”, destacou Joaquim.
Quando se fala em custos, o BRT acaba sendo mais barato do que o metrô e os sistemas de VLT – Transporte Leve sobre Trilho. “Em franca expansão em vários países, o BRT conta com piso baixo para embarque e desembarque, e cobrança da tarifa na estação, e não no veículo. Dois fatores que ajudam a dar mais agilidade a este modo de transporte”, comentou o presidente.
LIGAÇÃO
Segundo Cristiane, o sistema fará a ligação entre Guarulhos e a região do ABCD, além de valorizar todo o seu entorno, com a criação de espaços urbanos e a conexão com a Linha 11 – Coral da CPTM, na estação Dom Bosco. Com estações fechadas, o projeto segue com investimento em paisagismo e ciclovia, trechos para ultrapassagens dos veículos e monitoramento feito em um centro de controle operacional.
“O ônibus vem pela faixa da esquerda, no canteiro central. Os veículos são novos e modernos, com suspensão a ar, portas mais largas e câmbio automático. Tem ainda ar-condicionado, carregador de celular wifi e câmeras de segurança. O traçado da linha começa no Terminal Cecap, segue pelas avenidas Monteiro Lobato, João Veloso da Silva, Santos Dumont e Hugo Fumagali. Desta útima a ligação com a Avenida Jacu-Pêssego será através de duas pontes, que serão construídas. Entrando em São Paulo, segue pela Jacu, com 14,4 km, Avenida Ragueb Choff, com a interligação com mais viadutos, até chegar ao Terminal São Mateus. Nesta região está consolidado com a SPTrans e o monotrilho do Metrô”, explicou Cristiane.
DIVIDIDO
O projeto foi dividido da seguinte maneira: Trecho 1 – Guarulhos, com ampliação do Terminal Cecap, 7,3 km de adequação viária e seis estações de embarque e desembarque; Trecho 2 – Jacu-Pêssego, com adequação do viário, 15 estações de embarque e desembarque, mais a estação de transferência na estação Dom Bosco; e Trecho 3, com a execusão da SPTrans. A demanda total está sendo estimada em 50 mil passageiros hora/pico. Na altura da Unifesp, a estação Santo Expedito terá uma passarela que seguirá direto ao campus e também ao hospital homônimo.
CAPACIDADE
O BRT Perimetral Leste terá ao todo 26 km e uma demanda estimada em 175 mil passageiros/dia. A frota prevista é de 171 ônibus articulados e 24 ônibus padrão – que saem do trajeto do corredor. São 21 estações no total, com uma distância média de 900 metros, além de integrações com as estações Dom Bosco, ABC e Guarulhos. O investimento em obras é de 480 milhões de reais, o que não inclui o material rodante, ou seja, os ônibus.
O QUE ACONTECE AGORA
O projeto funcional está concluído há mais de dois anos e o projeto básico ficou pronto no ano passado. A licença prévia, parte do licenciamento ambietal, foi emitida em 2014. Até o final de agosto estava prevista a publicação do edital de contratação do projeto executivo e a publicação do decreto de utilidade pública. Haverá ainda mais uma audiência pública do empreendimento, antes de publicar o edital de obras, e neste meio tempo será realizada a contratação de obras e a obtenção da licença de instalação obtida pela Cetesb.
Discusão sobre post