Em abril o Sesc Itaquera apresenta a Semana de Reflexão Sobre Racismo e Representação na Arte e no Esporte, com programações variadas para todos os públicos. As atividades acontecem de 17 a 21 de abril e com exceção do passeio do Turismo Social, são gratuitas e sem necessidade de inscrição.
O projeto marca um momento histórico para a unidade Itaquera, que é a retirada de duas esculturas que representam atletas e estão na unidade desde 1996: um jogador de vôlei (branco) e um jogador de basquete (negro).
Os questionamentos do público sobre a forma caricata que ambos estão representados, principalmente a escultura do atleta negro, suscitaram reflexões sobre se a estética dessas esculturas reforça o preconceito e o racismo recreativo.
Desta forma, o Sesc optou pela retirada das esculturas. E, para marcar esse momento, várias atividades foram propostas com o objetivo de discutir e ressignificar a representação negra nos esportes e nas artes.
PROGRAMAÇÃO
Artistas negros e negras no Brasil: entre fazer arte e a resistência
Roda de conversa que busca, contextualizado aos tempos atuais, refletir sobre a produção artística de artistas negros e negras e sua importância para construirmos o futuro.
Lance Livre: Representações na arte e no esporte – Intervenção visual
A artista Nenê Surreal realiza sua arte do grafite dentro da temática sobre representatividade de corpos na arte e no esporte, na entrada do Ginásio da unidade.
Cine(da)Criançada: Space Jam 2 – Um Novo Legado
Para as crianças, o Sesc Itaquera exibe o filme Space Jam 2: Um Novo Legado. Com participação de Lebron James, lendário jogador de basquete dos Los Angeles Lakers.
Fênix – Onde nascem os sonhos
Fênix é uma obra de passinho e funk que fala sobre a esperança dos corpos periféricos pela busca da felicidade. É um espetáculo com trilha executada ao vivo pela Banda Clarin e o DJ Seduty. São 14 dançarinos das comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que criam a obra tendo em mente uma pergunta: “- é possível fazer uma obra periférica que fale apenas sobre a felicidade?”.
Bate-papo: Lance Livre: entre papo, passos e arte
Neste bate papo será discutido as questões raciais e como o corpo preto é estereotipado, qual era visão sobre caricaturas e como elas são vistas nos dias de hoje, também abordaremos questões que estão ligadas ao esporte e fora dele. Com a participação de Marcos Valentim, Janeth Arcain, Nene Surreal e Felipe Oliveira
Jogo exibição
Jogo exibição entre as ex-atletas olímpicas Janeth e Alessandra com a participação de jogadoras que participaram da carreira de ambas.
Ancestralidade Negra na Borda Leste da Pauliceia
Nesse roteiro o grupo terá a oportunidade de conhecer alguns espaços ocupados pela população negra na cidade de São Paulo, destacando-se os bairros da Penha, Vila Matilde e Vila Esperança. Este passeio revela a presença e importância histórica da população negra discorrendo sobre as formas de sociabilidade, lazer, organização política e as estratégias de luta contra o racismo nas primeiras décadas do século XX. Almoço e ingressos inclusos.
Artistas negros e negras no Brasil: entre fazer arte e a resistência
Dia 17/04/2024, quarta, das 13h às 15h.
Lance Livre: representações na arte e no esporte – intervenção visual
De 16 a 21/04/2024, terça a domingo, das 9h às 17h.
Ancestralidade negra na borda leste da pauliceia
Dia 20/04/2024 sábado, das 9h às 17h.
Inscrições pelo Portal Sesc SP – 40 vagas.
Cine(da)Criançada: Space Jam 2 – Um Novo Legado
Dia 20/04/2024, sábado, das 13h às 14h30.
Fênix – onde nascem os sonhos
Dia 20/04/2024, sábado, das 15h às 16h.
Bate-papo: Lance Livre: entre papo, passos e arte
Dia 21/04/2024, domingo, das 13h às 15h.
Jogo exibição
Dia 21/04/2024, domingo, das 15h às 16h.
Sesc Itaquera
Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000.
Funcionamento:quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Informações: (11) 2523 9200.
Acesso: grátis.
Estacionamento: 1.060 vagas. Consulte preços no local.
Discusão sobre post