Entidade celebra trajetória de serviço, representatividade e desenvolvimento em Itaquera
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é uma associação de lojistas, sem fins lucrativos, criada no Brasil para defender e prover serviços aos seus representantes de classe. Entre os principais serviços oferecidos está o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
A primeira CDL foi fundada em 1955. Cada Estado possui uma representação local, geralmente com reconhecimento como utilidade pública através da Lei Municipal nº 3.248, de 28 de julho de 1966. Em 21 de outubro de 1960, foi criada a representação nacional, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Como representação estadual, o sistema conta ainda com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP).
A CDL em Itaquera
Há 50 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera iniciava seus trabalhos. Hoje, a entidade se orgulha pelas décadas de lutas e conquistas em prol do desenvolvimento do bairro.

O ano de 1975 marcou um período de grandes transformações no Brasil, do ponto de vista político, econômico e social. Na capital paulista, os bairros começavam a se organizar por meio de entidades que defendiam áreas de interesse coletivo, como transporte, moradia, saneamento básico e saúde.
Em Itaquera, esse movimento também ganhou força. Em 1973, a região conquistou maior autonomia política com a inauguração de sua administração regional — originalmente responsável também por São Miguel Paulista, Guaianases e São Mateus, desmembrados posteriormente.
Em 7 de setembro de 1975, nasceu o Clube dos Lojistas de Itaquera, atual CDL Itaquera. A entidade surgiu com uma proposta de atuação representativa ampla e hoje é reconhecida como um dos organismos que não apenas acompanhou, mas contribuiu ativamente para o desenvolvimento do distrito.
Itaquera segue crescendo. O setor comercial acompanhou esse ritmo e identificou a necessidade de criar uma entidade que proporcionasse maior autonomia, articulação e prestação de serviços de qualidade aos lojistas. Assim consolidou-se a CDL Itaquera, filiada à FCDL-SP e à CNDL.
O presidente Roger Fildimaque destaca:
“A partir dessa necessidade efetivou-se a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera, que foi filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e à Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas”.
A CDL Itaquera segue atuando diretamente no fortalecimento do comércio, na defesa dos empresários locais e na construção de um bairro mais desenvolvido — pauta recorrente em reportagens do portal, como em Itaquera 339 anos e o impacto das obras públicas no comércio local.











Discusão sobre post