Mobilização entre comerciantes, CDL Itaquera e Subprefeitura acelera medidas preventivas no córrego Rio Verde
A rua Padre Veiga de Menezes, em Itaquera, recebeu nos últimos dias uma importante mobilização entre comerciantes, CDL Itaquera e Subprefeitura de Itaquera para discutir e acelerar medidas preventivas contra as enchentes que atingem a região todos os anos, principalmente entre novembro e janeiro.
A reunião foi intermediada pela CDL Itaquera após solicitações dos lojistas, preocupados com o impacto das fortes chuvas sobre o comércio local. Everaldo, comerciante da região e diretor da entidade, destacou que os alagamentos frequentes trazem prejuízos não apenas econômicos, mas também afetam diretamente a circulação de pessoas e a segurança de quem vive e trabalha na área.
Após o encontro, o subprefeito Rafael Limonta atendeu a demanda emergencial e enviou máquinas para fazer a limpeza e desobstrução do córrego Rio Verde, que passa nos fundos da via. Segundo informações colhidas pelo diretor da CDLI, Ricardo Rodrigues, foram retirados56 caminhões, cada um com12 toneladas de lixo, resultado do acúmulo de resíduos jogados irregularmente no leito do córrego ao longo do ano.
A ação busca amenizar os efeitos das chuvas mais fortes, enquanto o bairro aguarda avanços estruturais já planejados, como a recente readequação do leito do Rio Verde e a licitação da futura “piscinão” prevista para o Parque Linear. A obra, quando concluída, promete reduzir drasticamente os episódios de enchentes que prejudicam moradores e comerciantes há décadas.
Além das medidas públicas, a CDL Itaquera e a Subprefeitura reforçam a importância da conscientização das pessoas. O acúmulo de lixo no córrego — de móveis a resíduos domésticos — agrava diretamente o risco de transbordamento. Para eles, o poder público tem papel essencial, mas a colaboração das pessoas é indispensável para construir uma região mais segura.










Discusão sobre post